QUANDO AJUDAR???


SERÁ QUE É CERTO AJUDAR? Vocês lerão isso se perguntando: " Como assim, claro que é, a caridade isso, o auxílio ao próximo aquilo..."-  ENTÃO, maaaaaas, minha experiência me PROVOU que não devemos sair ajudando sem olhar à quem, à situação, à hora, etc, etc - SIM, DEVEMOS SELECIONAR A AJUDA!!!
É como emprego: Tem vagas de emprego pra todo lado, mas e gente pra trabalhar? É fácil dizer que não tem serviço, que emprego está difícil, dormindo até a hora que quer e vivendo às custas dos outros, ou dos impostos dos trabalhadores...
Existem as pessoas que passam fome, e elas precisam de comida, e muito provavelmente vão aceitar, seja de onde for, sem questionar - se estão dispostas a comer restos, a catar do lixo, do esgoto, vão sim aceitar ajuda... Muito bem!
Há as pessoas que perderam alguém querido para a morte, ao menos a maioria quer ver gente conhecida no velório, quer um abraço, o conforto de um ombro que lhe é caro...
Há muitas situações, mas eu percebi que quando a gente vai ajudar - eu que não tenho disciplina e estou trabalhando isso = NÃO É TODO MUNDO QUE PREEEECISA DE AJUDA, QUE QUEEEER AJUDA! Existe aí a diferença que vai te trazer paz de espírito... Por isso comparei ao emprego: Todo mundo TEM QUE trabalhar, precisa, mas tem gente que PODE querer não trabalhar...
Desde a mais longe idade minha eu quero ajudar todo mundo e solucionar todos os problemas! Por muito tempo me senti inadequada porque esse meu jeito causou muita encrenca na minha própria família, eu fui muito sufocadora, e quero porque quero, levei muita porrada pra entender e começar a respeitar o limite do próximo - a energia da ajuda NUNCA diminuiu em mim, ela queima firme e forte no meu ser, MAS agora eu seleciono pra onde vai essa energia = tem gente que vale à pena - PORQUE ACEITA A AJUDA, tem gente que não = PORQUE NÃO ACEITA!
Quem aceita ajuda, quem se arrebentou muito? Não... Não é a quantidade de tempo, nem a intensidade da situação ruim, nem as pancadas que foram levadas... Quem aceita ajuda é que ACEITA que precisa recomeçar, e recomeçar é do chão! Quem aceitou a ajuda, CANSOU! Quer e permite se dar um pouco de paz - PAROU DE BRIGAR COM O PRÓPRIO EGO, de tentar mantê-lo inflado, de sustentar uma posição perdida, quer respirar!
Quem aceita ajuda baixou a cabeça, CEDEU, RECONHECEU que é impotente pra fazer sozinho, reconheceu que não é auto suficiente, que erra, e que o Universo usa pessoas para nos provar que não estamos desamparados nunca!

... E tem aqueles pendurados no penhasco, faltando só um dedo se desprender, você vai lá de corpo inteeeiro para salvar, mas descobre que essa pessoa precisa de ajuda SOMENTE na sua opinião, não na dela... NA OPINIÃO E VIVÊNCIA DELA, ela está muito bem, obrigada! Daí você pensa: " Mas como, uma moça jovem e bonita como fulana se sujeita a viver com um homem que a espanca, e não se livra disso?! " - PARA VOCÊ isso é uma situação insustentável, pra ela, pode ser NA LEITURA DELA, no entendimento dela, que cada vez que ele machuca ela ele está dando atenção, e essa atenção para ela é o jeito que ele ama, e ele só precisa de ajuda, rsrs... Por mais difícil que seja PARA VOCÊ aceitar isso, para quem vive está cagando e andando para a opinião alheia, porque quem vive qualquer situação difícil POR OPÇÃO, acredita que vive exatamente o que merece, que está tudo certo, e pela conta, não vai aspirar o melhor!
O cara prefere ficar na rua se drogando do que ir trabalhar e ganhar o próprio sustento? Então, além de ter tido alguém para lhe servir de muletas, ele mesmo não despertou para a independência, para a auto responsabilidade, para o quanto é maravilhoso ser livre, então ele não desejará o que não despertou nele...
Dá pra escrever um livro grosso sobre situações que acreditamos precisar de ajuda, MAS QUE QUEEEEEM ESTÁ NELA, ou seja, o protagonista, não faz a menor diferença, PORQUE SE FIZESSE ELE DARIA O PRIMEIRO PASSO!

TODA PESSOA QUE SABE, QUE RECONHECE QUE PRECISA DE AJUDA É A PRIMEIRA A DAR O PRIMEIRO PASSO, A PROCURAR, A ACEITAR, A SILENCIAR E ENTREGAR!

Enquanto você vir a pessoa quebrando a cabeça, tem que deixar - e eu sei, é difícil, principalmente quando acontece com quem amamos, MAS É NECESSÁRIO PARA O PRÓPRIO APRIMORAMENTO DELA! Se você lembrar que com você foi assim, vai parar de atormentar a pessoa - PRA ELA É TORMENTO, e vai confiar de que ela, assim como você e todo mundo está num processo...

Quando te pedirem opinião, diga... Um abraço, um sorriso, dê! QUANDO ACEITAREM AJUDA, seeeeja essa chama acesa, dooooida para estender a mão - QUANDO O PEDIDO VIER, seja por sinal, seja verbal, seja no grito... Mas, quando não vier, pense mesmo se vale à pena perder A SUA PAZ para tentar convencer alguém de que precisa de ajuda - no caso dos suicidas, vale uma vida! Nos demais casos, VALE SUA PAZ!

Comentários