A BAIXA AUTO ESTIMA EM NÓS, MULHERES... PARTE IV

 


ISSO É UM ASSUNTO TÃO VASTO, COM TANTAS CONSEQUÊNCIAS, QUE UM LIVRO NÃO SERIA SUFICIENTE PARA " TENTAR " ESTUDAR TODOS OS SEUS ASPECTOS...

Eu, e você que lê, conhecemos mulheres que vivem vidas onde nós nos perguntamos: " Como consegue??? ", não é assim?!

Tenho 41 anos, nasci numa casa onde além de mim e da minha mãe, tinha mais duas irmãs... Não sei quantas tias, morando ao redor... Primas, " conhecidas ", vizinhas, parentes mais distantes, etc, etc... É muita gente pra servir de exemplo sem que eu precise passar pelo que elas passaram ou passam... E sua raíz? Na baixa auto estima - mas a auto estima baixa também tem raíz.

Eu conheço uma delas que frequentemente é espancada pelo marido... Ele à proíbe de tudo, persegue, e ela se sente valorizada com o que ela interpreta como ciúmes dele... Eles tem filhos - um deles reproduzido em " visitas íntimas "... Ele trai ela adoidado, ela sabe...

Eu conheço uma outra que virou fantasma - em nome dele! Qualquer pessoa morta e enterrada há mais de 20 anos tem mais vida do que ela... Ela não trabalha, não caminha pra ir de casa ao supermercado, não cuida da casa, não cuida dela... Os filhos já arrumaram briga com ele, mas ela defende ele - que trai ela horrores, que sonha em pegar todas as irmãs dela, mas se disser isso à ela, as irmãs é que estão dando em cima dele - não ele que é um safado... Tem mágoas da própria mãe, láaaaa de coisas da infância, há 50 anos atrás, mas o que ele apronta com ela é perdoável... Ele divulga vídeos para as amantes, de como ela deixa a casa desleixada...

E tem uma outra, que antes da última gravidez, sabia que ele a estava traindo - mas não é uma simples traição! Ela estava grávida, e a amante também... Uma já se acostumou com a outra, as crianças já estão com certa idade, mas a esposa já foi tratada de todas as formas, com todo o requinte de descaso e humilhação, o bairro todo sabe que ele tem duas famílias e que só sustenta uma - a da amante!

E isso não dói? Vocês se perguntam... Não tem nenhum pedaço no corpo dessas mulheres que grita de indignação???

Aí é que está a grande " sacada "... Não é porque a mulher tem baixa auto estima e sofre situações, sejam lá de quais ordens forem, que elas são vítimas... Não, a ordem não é necessariamente essa! É preciso ir mais fundo, além do que mostra a aparência! 

Graças ao ano de 2021 e coisas que nele eu passei, eu aprendi a grande lição de que quando uma pessoa está se fodendo na vida, numa miséria de dar pena - antes de sentir a pena, investigue = ela quer, ela permite!

Muuuuitas vezes, ou quase todas, a mulher casada não quer largar o osso pra outra... A grande briga é com a amante, ou com as amantes, e o cara é o de menos! Não, ela não se importa de passar por cima da própria vergonha, da própria dignidade, das DSTs, de NADA! Eu presenciei uma esposa pegando em flagrante o esposo com a amante, dentro do trem do metrô, fez escândalo, e não se importou com nós assistindo! Ele deixou ela dentro do metrô gritando sozinha, e foi embora com a amante... Mas, quando ele chegar em casa, e falar só duas ou três palavrinhas, ela vai abrir as pernas pra ele de novo, a gente já sabe, nessas histórias só mudam os personagens - apesar de serem iguais!

Ou compete com a amante pelo troféu - o cara tem ZERO de valor, mas " ela não vai ficar com ele só pra ela "... Ou, é tão miserável, que é melhor ter ele nem que seja um nada que ele tenha pra dar, do que erguer a cabeça e seguir a vida sem ele... Primeiro que ela não se vê erguendo a cabeça - sem ele, sem suas muletas, ela se vê num abismo... Como ela não se tem, ELA NÃO TEM NADA, ELA NÃO TEM NINGUÉM, e por isso se segura em seu fantoche que ela nomeou " esposo ", para seguir a vida olhando para as colegas no serviço, para a família, etc, etc... 

A mulher perdida nessa situação não sabe que ela se acaba por um marmitex enquanto aqui fora a vida serve um banquete...

Ela prefere apanhar? Prefere... Ela prefere abrir as pernas para um homem que come todas por aí e ela sabe? Prefere... Ela prefere ver os filhos passando fome porque ele não coloca dinheiro em casa??? Prefere... TUDO, menos ter de pagar o preço por caminhar com as próprias pernas... Além do quê, ser solteira é para perdedoras, e ela, perante todas as mulheres que ela conhece, é vencedora! Mesmo que o troféu seja de plástico, de papel, ela não se importa...

Como eu disse nos artigos sobre a nossa baixa auto estima, isso vem - além de vidas passadas com todas as suas experiências acumuladas - , de uma educação/instrução onde a mulher nasceu para servir ao homem... 

Daí, ela cresce uma adolescente se arrumando toda para os meninos na escola... Namora porque todas as amigas já estão namorando e ela não pode ficar para trás... Engravida, vai morar em cima da casa dos pais de um deles, e ali se abriu os portões do inferno... 

Se a mulher não está disposta a mandar todo mundo tomar no cú e se bancar na vida, ela está disposta a engolir desaforos de toda sorte, humilhação, descaso, negligência, e chegar num ponto que nada dói, como essas três mulheres que conheço... Nada, tipo, naaaaaada! 

O maior número de pessoas portadoras do HIV aqui no nosso país são mulheres casadas! Isso não é um absurdo??? O cara é culpado? Sem dúvida, mas a vida DELA não está nas mãos DELE, MAS DELA! Por quê não usou camisinha desde a primeira trepada??? Eu sei, porque confiou nele... E precisou pegar esse vírus pra entender que não se confia em ninguém na face da Terra em hipótese alguma! Meu, se rolou uma trepada pós balada, onde os dois se conheceram naquela noite, e no fim se descobre tal diagnóstico vai lá - TODOS NÓS escorregamos na vida... Maaaas... Sua amiga já te deu um toque quando vocês FICAVAM... Aquela colega do serviço viu ele com alguém não sei onde... Vocês casaram, e você cansou de ver coisas de outras mulheres no carro dele, no celular dele, noites e noites que ele sumiu e te deixou sozinha... Era pra esperar o quê?! 

Eu ouvi no trem, há anos atrás, um diálogo entre duas mulheres que diziam que nem olhavam o celular do esposo já pra não achar nada - e abrir as pernas pra ele tudo bem??? 

Gente, o tempo e minhas experiências de vida me fez ver que consigo entender porque uma pessoa trai - existem reais razões, mas porque casa eu não consigo entender... Beleza, essas são opiniões pessoais minhas, mas NÃO USAR CAMISINHA PORQUE CONFIA??? De onde o povo tirou a idéia que namorar com alguém é critério para conhecer alguém??? Eu tenho 41 anos e não conheço minha mãe! Ahhh, você vai ler isso e dizer que conhece a sua... E em " verdade " eu te digo: Não conhece coisa nenhuma! Se EU NÃO ME CONHEÇO, como pode alguém fora de mim me conhecer??? Vocês acham que eu sei o que vou fazer amanhã caso aconteça isso ou aquilo??? A gente planeja as consequências, mas nunca acontecem como planejamos... Dado esse exemplo, se eu não me conheço, como posso conhecer outra pessoa que não seja eu mesma??? E seu eu não conheço fulano, como posso confiar nele? Seja um cara que conheci na balada, ou o que estiver comigo há 20 anos???

Acordar dá trabalho e requer ter de se desligar da zona de conforto - nem todo mundo tem peito pra isso! Vivenciar o ruim é ruim na visão dos outros que estão de fora, mas quem está dentro já não se sente desconfortado na situação ruim - ela é a zona de conforto, ela não trará surpresas que te tirem do controle dessa sua vidinha... Você prefere uma VIDINHA diarréia do que o desconhecido!

Tem cura para essas mulheres??? Tem, quando elas quiserem... É preciso se cansar, é preciso que o " basta " venha de dentro... E quando ele vier, vai ser um meteoro para quem estiver ao redor - não há força masculina que conseguirá combater a força desse " basta "...

Ok, tudo isso vem da baixa auto estima - mas onde está a raíz da baixa auto estima???

Umas das razões - não dá pra colocar todas, isso terá de ser gradual - é de que a mulher acha que sabe... E se ela já sabe, já se conhece, já explorou todo o labirinto humano e potencial que ela é, o que há para se conhecer??? Para nós, ela é uma " coisinha minúscula ", mas para ela, não há o que explorar, ela já sabe tudo sobre ela, e se já sabe, não ficou nada para aprender - chama-se arrogância! Eu fiz parte dessas mulheres quando eu tinha baixa auto estima - eu tinha tanta certeza que sabia o que era eu e a vida, que quis tirar a minha vida, como já relatei aqui...

É preciso matar a mulher dinossauro (ego/orgulho/vaidade) para renascer em nós a mulher real, a mulher que nós somos... Isso é sair do conforto em que vivemos, seja lá qual for o fundo do poço em que estejamos hoje... E: ISSO REQUER ENCARAR, ISSO REQUER TRABALHO... 

Está disposta???


Comentários

  1. Obrigada pela leitura! Te convido a ler os outros três artigos que abordam o assunto, com conteúdos diversos!

    ResponderExcluir

Postar um comentário