A BAIXA AUTO ESTIMA EM NÓS, MULHERES... PARTE III

 


NASCER MULHER É UM DESAFIO DIÁRIO, FALA A VERDADE, VOCÊ QUE É MULHER... OS HOMENS ENDOIDAM PORQUE NÃO CONSEGUEM NOS ENTENDER, E NÓS, CONSEGUIMOS NOS ENTENDER???

Eu mencionei as atitudes e estilos de vidas que são característicos em mulheres que sofrem de baixa auto estima - aliás, é bom deixar claro que a maioria entre nós não sabemos que temos baixa auto estima, nos achamos " normais " como somos, não vemos qualquer problema nisso, e se não vemos problemas, não vamos procurar soluções... 

Como identificar a baixa auto estima em nós?

Vou tentar entrar nisso, pegando como exemplo eu mesma, mas antes, é preciso colocar um aspecto de suma importância e que é a cara da mulher, negativo ou não, porque depende dos olhos de quem vê: A INVEJA.

Quando eu tinha apenas 11 anos de idade, eu escrevia no meu diário que todas as meninas da escola tinham inveja de mim, kkkkk... Do que, meu Deus?! E na verdade, eu é que tinha inveja delas - aliás, quando você vir alguém falando que todo mundo tem inveja dela, já fique tranquilo de que é o contrário...

Na pré-escola, eu já tinha inveja... A Cristiane dos Anjos era a aluna exemplar... Linda como uma índia, inteligente, já sabia ler tudo, e a diferença entre ela e eu, é que ela se atrevia, por isso se destacava, e eu como me achava uma merda, graças a me sentir rejeitada em casa, não me atrevi, não fui lá e falei, não meti a cara, e escondida permaneci... Além disso, eu me achava feia... Eu não tinha os cabelos dela, nem o bronze, nem seu sorriso de menina doce, eu me sentia vulgar com tão pouca idade, e isso virou outros artigos deste blog... 

Na 1° série do Fundamental, eu tinha inveja da Karina... Loira, a primeira da fila, inteligente, e que tinha a Barbie em boneca, em Ferrari, em mansão... Os professores a tinham como a " Maria Joaquina " da novela " O Carrossel ", e parecia mesmo, inclusive na arrogância - estudamos juntas até o final do Ensino Médio, e mudamos absurdamente, que bom!

E a cada nova turma do novo ano na escola, eu me identificava com aquela que eu gostaria de ser mas não era... Morava num barraco na favela, com mais três irmãos, nem lancheira que era meu sonho minha mãe podia comprar... Bem o oposto do que sou hoje, eu era uma criança quieta, observava tudo, mas era doida pra aparecer e ser aceita com todas as minhas idéias - sofria buillyng por ser favelada... Mas me sentia livre quando saía da escola e ia brincar com os colegas da rua onde morava... Eu podia ser eu, todos eram iguais a mim! (O bando de pau no cú do João Camargo que me desprezava por eu ser da favela, hoje vive um casamento de merda, e quer provar que é feliz... Como todos os casais! Tá, nem todos são infelizes, mas isso é assunto pra outro artigo...)

Bom, e daí da escola, ao invés de ingressar numa faculdade, que naquela época não tinham as facilidades de hoje, mas sim, poderia, fui trabalhar, e a inveja segue seu curso... Quando você não sai tendo inveja de todo mundo, você é o alvo da inveja! E tudo isso é uma troca de farpas de mulheres com baixa auto estima, ou seja, todas no mesmo barco!

Eu era a cordata, tomava muito cuidado com o que ia falar, e graças a achar que era Espírita, sempre procurava passar uma palavra de consolo, de bondade, estender a mão, e as colegas gostavam disso para poder se aproveitar, e foi o que fizeram, por algum tempo... Eu era apagada e incomodava... Sofri assédio moral e achava aquilo normal... Ao longo da minha vida profissional, as mulheres, de uma forma ou de outra tentaram me diminuir, me colocar abaixo do chão, literalmente me enterrar, para parar de incomodá-las, e hoje, vendo tão longe desses acontecimentos, eu acredito que elas já viam em mim o que eu não conseguia ver... Eu já era uma ameaça, ainda apagada, ainda sem cor, e eu não conseguia ver assim, era mais fácil eu acreditar na maldade que me jogavam como se fosse boa do que acreditar que me jogavam para que eu nunca crescesse e saísse daquela condição psíquica!

Em meados de 2012, fui num centro espírita, e o Máximo, preto velho, me disse que eu teria sorte no amor quando começasse a incomodar as mulheres... " Incomodar as mulheres "??? Mas eu queria ser amiga de todas, queria que todas me olhassem com bons olhos, que me aplaudissem como A grande amiga, que enfim... Passaram-se muuuitos anos para eu entender o que ele quis dizer!

Estava comodo para a mulherada eu andar como um moleque, e eu queria me esconder vocês sabem porque, escrevi nos artigos anteriores... Eu andava como um moleque, me chamavam de sapatão e eu não era ameaça para seus relacionamentos alicerçados na verdade do Amor - vomitei!

Mas, mesmo andando como um moleque, eu incomodava - sempre meteram o dedo na minha vida, nas minhas escolhas, querendo controlar os meus passos, e aí - DO NADA - a Michele se transforma na mulher que é hoje, rsrs... Não são meus cabelos que incomodam, nem minhas formas físicas absolutamente normais, nem meus dentes, nem meus seios miúdos, nada disso! É MINHA SEGURANÇA! Coooomo eu ouso confiar em mim mesma e não confiar em ninguém??? Coooomo eu ouso ser diferente DA MASSA??? Cooomo eu ouso não ter todas as pretensões de que todas as mulheres tem = casar, ter filhos, " ser feliz "??? Que direeeitos eu acho que tenho de " não ser normal "??? Se eu for colocar aqui os nomes que a galera dá para a Michele de hoje, kkkkkkkkk...

A mulher com baixa auto estima, como eu fui e fiz, precisa rotular outra, como se essa outra fosse uma garrafa! E precisa rotular, porque é uma maneira inconsciente de manter o controle sobre ela... E é necessário manter o controle sobre ela, porque se uma sofre todas devem sofrer, se uma leva uma vida fudida, todas devem ter, e AI daquela que sorrir, que realmente for feliz... Eu me sinto constantemente queimada na fogueira da " Santa Inquisição "... Constantemente apedrejada pelos " meus irmãos de fé "... Porque eu acordei, e mais do que isso, tento ajudá-las a acordar - não quer dizer que elas queiram, para querer, tem de assumir a si mesma que dorme! 

Gente, eu tenho 41 anos e tem MENINAS na casa dos 20 anos que não me supooortam... Quero dizer, a natureza e o tempo está totalmente a favor delas, mas elas só tem aparência! São como um belo vaso sem flores, ou uma lampada sem energia... Só que os atributos da idade, como a experiencia, SÓ A IDADE PODE FORNECER! Assim como eu não posso voltar ao tempo - e nem quero - para ter o rostinho dos 25 anos com a cabeça de hoje, elas não entendem que não podem ter a cabeça e conhecimento que alguém da minha idade tem! Quanta petulância!

São jovens e estão tudo soltando pus, insatisfeitas com a própria aparência - e não adianta eu chegar e dizer que é linda, como ela não se ve assim, não vai acreditar em mim... Queria andar de salto com o auto amor que eu tenho por mim, mas pra chegar até aqui, é preciso fuçar no pus, limpar, enxergar a ferida, tratar e deixar cicatrizar... Passar maquiagem no pus NÃO VAI TRAZER REALIZAÇÃO PARA O SEU SER!

Não são as viagens que eu faço, nem as rolas que eu durmo, nem as pessoas que cruzam meu caminho, nem o José que é a minha vida, nem isso ou aquilo que me traz a realização de ser quem eu sou, MAS ESTAR EM CONEXÃO COMIGO! Me conhecer, me aprofundar de mim, realmente encarar meus monstros internos, e procurar soluções para cada um deles, ou todos de uma vez! NÃO É O QUE VOCÊ VIVE AQUI FORA, É O BEM ESTAR EM SI MESMA AÍ DENTRO! É ser sua amiga no pior momento e no melhor, é estar ao seu lado para tudo e contra todos se for preciso, e essa parceria vai te trazer realizações, que o espelho não traz, que companhias não traz, e se tudo que eu vivo por fora fosse a realização de todo mundo, muita gente que me imita estaria muito bem na vida... Mas é frustrada, me imita e fica pior... Por que será?! Eu to aqui entregando a receita, pega quem quiser!

A mulher que sofre de baixa auto estima e tem inveja de todo mundo, se abandonou há muito tempo, e é incapaz de ver e reconhecer os próprios atributos - ela ainda espera esse reconhecimento do próximo! Dos pais - mesmo depois de adulta, dos filhos, do boy, das colegas, do patrão, de todo mundo...

Mas é importante investigar a inveja quando ela acontece... Geralmente, é nosso espírito dizendo: Aquilo ali era o que você poderia estar vivendo, e não vive... Aquela situação é a sua cara, mas você não corre atrás dela... Como assim? Você fez escolhas... E todo mundo faz escolhas tendo absoluta certeza que faz baseado no que é certo, naquilo que quer, e a inveja NOS DESMASCARA, sim derruba nossas máscaras e nossas escolhas, deixando bem claro o que reeealmente nos faria bem, o que realmente queríamos... Precisou a " inveja " acontecer - E POR ISSO NÃO DEVEMOS NOS JULGAR NESTE MOMENTO, DEVEMOS ENCARAR E ESTUDAR - para a vida te dizer o que realmente te faria feliz! Perceba como a vida usa meios que nós nem desconfiamos - para nos ajudar!

Quando sentir inveja, a partir de agora, " senta " numa canto mental e observe... Se fosse aquilo na sua vida? Aquela aparência? Aquela casa? Aquele salário? Aquele emprego??? Beleza, a inveja é vasta... Se fosse aquela coragem nas suas atitudes? Fulana foi lá e fez, e você aí perdendo sua vida... Se você também fosse lá e dissesse tudo??? O modo como ela escreve e fala... Como anda sua expressão? Enfim gente, dá pra seguir este raciocínio e nos modificando as atitudes à medida que identificamos o que estamos fazendo de errado, onde estamos nos boicotando...

" Ser mulher não é fácil... ", acabei de ouvir isso da BEYONCÉ no seu documentário, e ela disse porque é, vive, experimenta isso 24hs por dia, e ela não está certa? Compensa, eu nasceria mulher mais mil vezes, mas não, não é fácil!


Comentários