A BAIXA AUTO ESTIMA EM NÓS, MULHERES... PARTE I

 


TODA VEZ QUE OBSERVARMOS A VIDA DE UMA MULHER, SEJA ELA QUEM FOR, E NOTARMOS ALGUMA DIFICULDADE, FICA CLARO QUE A RAÍZ DA SITUAÇÃO ESTÁ NA BAIXA AUTO ESTIMA, e é só na raíz que encontramos solução...

Notem que na atualidade, somando o mundo moderno/redes sociais/tecnologia, o foco da mulherada tem sido a aparência, e vocês vão me dizer que esse foi o foco a vida toda, MAS, por isso coloquei " mundo moderno ", a mulher está transformando suas formas físicas, porque tem condições financeiras para tal, e claro, porque quer...

E eu vou direto ao ponto... Graças a tecnologia, nos últimos anos, o universo feminino se ve na possibilidade de modificar aquilo que não gosta no corpo, no rosto, com filtros de seus celulares, programas de computação gráfica, etc... Mas não é graças a tecnologia que elas FAZEM E DESEJAM ISSO! A tecnologia ajuda a enganar quem está por trás do aparelho celular ou computador, mas e no dia do " encontro "? O cara vai atrás do que ele gostou na foto, e não vai encontrar... Daí, ele tem ou não o direito de recusar, virar as costas e sair indiferente, até se sentir enganado?

Mas, a tecnologia, somada a ciência, colocaram a possibilidade de filtros de " aparelhos eletrônicos " na realidade, na pele, na carne, na biologia feminina, e agooora sim, a mulher pode ficar exatamente como ela sonha, mas tenho algumas dúvidas...

Com o que elas sonham, em se tratando de aparência???

Por que não se aceitam, tal como nasceram, como seus pais a fizeram???

ONDE isso vai parar???

Eu sei, o discurso é de que a mulher tem o direito de fazer o que quiser com seu corpo, com seu rosto e cabelos, eu tenho tatuagens, quem sou eu pra negar o NOSSO direito, mas e quando o direito começa a interferir no nosso discernimento??? Quando ficamos cegas pra realidade, o que vai nos brecar??? E quando nosso direito e " liberdade " começa a comprometer a nossa beleza??? A NOSSA SAÚDE??? Alguém tem visto notícias de mulheres morrendo em salas de cirurgia estética? Será que isso não está ficando sério???

Eu trabalhei anos atrás com uma moça: bonita, um corpo escultural, porém TUDO o que ela comia ela vomitava, forçadamente... Na casa dos 20 anos, talvez não tenha sentido o peso das consequências da ausência de nutrientes essenciais para a própria saúde, mas a idade passa para todos nós, e não tenho notícias dela hoje...

Em outro emprego, conheci uma outra moça, inteligentíssima - erudita, não sábia, uma vez que era anorexa e não se via como tal... Pele e osso, e me dizia não entender porque numa praia com o namorado todo mundo olhava pra ela... E o resumo dessas duas é: o doente não sabe que é doente!

Mas, a anorexia e bulemia parecem coisas do passado...

Hoje a mulher pode ter o corpo que quiser - sem precisar deixar de comer nada nem precisar malhar... Hoje, podemos ter o rosto e contornos que quisermos, seja lá como for a nossa real natureza... E começa das mulheres famosas, que tem seu peso influenciador sobre suas fãs e admiradoras, e invejosas, e vai até QUALQUER mulher, porque afinal de contas, a mensagem de que as mulheres das capas de revistas era um modelo adequado de mulher ficou engessado em TODAS NÓS, sem exceção... A mensagem de que a famosa photoshopada é a mulher perfeita, mesmo que saibamos hoje que é pura computação gráfica, FICOU ENGESSADA EM TODAS NÓS. 

Da mais magra aquela bem acima do peso ideal, da mais preta a mais branca, da mais baixinha a mais alta, todas nós temos algo de que não aceitamos...

Tudo isso vem de uma cultura que colocou num podium o tipo de mulher " perfeita ", e todas nós queremos ser essa tal criatura inatingível, como bem coloca Augusto Cury em seu livro que li há mais de 10 anos atrás - " Padrão Inatingível de Beleza ", se não me engano...

Inventaram um " padrão " num país onde índios, pretos, europeus e posteriormente todo o resto do planeta se misturaram, e em um só ser humano tem pelo menos três raças, mas JURAM que querem atingir a perfeição feminina... COMO SE NÓS, POR NATUREZA, JÁ NÃO FOSSEMOS, e aqui chegamos ao ponto...

A famosa/milionária/linda naturalmente NÃO SE ACEITA, vai lá e muda o formato do nariz, dos lábios... Porra, mas se uma mulher como fulana faz isso, por que eu que estou abaixo dela em todos os sentidos deveria me aceitar assim, essa " coisinha "?

" Você nasceu para lavar, passar, cozinhar, ser boa mãe e servir ao seu esposo... ", em resumo, é basicamente como todas nós fomos educadas... Nenhuma mãe ou criadora, pegou nós pelos ombros, com 5 anos de idade e disse: " Escute aqui, mocinha, você é linda como é, naturalmente, e deve se aceitar assim! " - Alguém aí escutou isso??? 

Daí crescemos a funcionária, a útil, aquela coisinha insignificante e debiloide, sem questionar nada, sem desconfiar de nada, e com uma auto rejeição sem limites, porque, como vamos aceitar algo que o mundo rejeita? Se meu pai e minha mãe sequer olham na minha cara, boa coisa eu não sou... Crescemos com essas fortes impressões, de gente que simplesmente foi educados como nós - não os culpem, apenas observe friamente... E se nenhum menino olha pra você na escola, mas todas as suas amigas já beijaram, começa aquela luta para chamar a atenção dos homens - tem mulher com minha idade ou mais velha que eu ainda nessa adolescência... Roupas curtas, decotadas, maquiagem numa idade que não creio - no meeeu Michele ponto de vista ficar legal... Brincar é coisa de criança, e você com 14 anos é uma mulher madura pronta para homens... O pavor da rejeição é tanto que beija qualquer um, transa com qualquer um, namora, casa, faz filhos com qualquer um, muitas vezes não nesta ordem... E daí, da minha idade pra cima vai precisar de livros, palestras, e terapias pra ouvir que você já era perfeita como era, e que ninguém tinha te dito isso...

Voltemos aos outros parágrafos... Já repararam como há crianças de 5/6 anos preocupadas com o que vai vestir para ir a escolinha??? Se voce tiver a oportunidade de conviver com alguma menina dessa idade, note... Claro, a menina de hoje nasceu de uma mãe que se olha no espelho o tempo inteiro, jamais segura de que está tudo bem... Tira foto de si mesma o tempo inteiro, maquiada e transformada o tempo inteiro... A filha vai copiar! Se minha mãe pode ficar linda assim só pra ir trabalhar (que ela nem sonha o que é o universo corporativo e sua necessidade) , porque ela não pode ir linda a escola, compromisso sim, de total importância, porque claro, é o que ela vive no momento?

" Arruma esse cabelo, os meninos não vão olhar pra você! ", e isso é uma chantagem e manipulação materna só para que a criança obedeça, tipo, já que eu não tenho moral alguma sobre meus filhos, jogo sujo e baixo - coisa de gente fraca, e sim, todos os nosso pais fizeram isso! 

E crescemos com tanta cobrança a respeito de nossa imagem, começando por quens nos colocou no mundo ou criou, em seguida as músicas, em seguida a atriz da novela, a digital influencer, que porra, todas estão no mesmo barco, porque eu quero uma jangada só pra mim? Vou entrar no jogo e ver no que dá...

Se você não tiver um percentual de filtro mental, de princípios, uma certa inclinação pro bom senso, você vai fazer parte dessa massa... 

E mesmo que tenha sido criada para não se aceitar tal como nasceu, muita mulher - EU SOU UMA DELAS - conseguiu escapar dessa doença do NÃO ME ACEITO E PONTO FINAL.

Eu mega aprovo a cirurgia plástica para pessoas que nasceram em situações físicas onde a cirurgia pode harmonizar... Mulheres que sofreram acidente, perderam as mamas para o Câncer, enfim, é inquestionável o benefício do procedimento, mas a mulher que não passou por situações como essas, e não consegue se aceitar, precisa fuçar bem lá dentro e não fora... Eu não disse que ela quer fuçar lá dentro, ela tem a ilusão de que ela vai se aceitar, e consequentemente o mundo também, quando ela mudar aquilo que a incomoda... É a mesma coisa que o suicida que acredita que vai colocar um fim em sua aflição colocando um fim em sua vida física... A mulher aumenta a boca porque nunca a disseram que sua boca pequena é delicada, que parece uma boneca, que seus traços são ternos, e que ela é linda assim... Nunca a disseram, e ela também não se reconhece assim... Se a mulher aceita é a " bocuda ", ela vai aumentar os lábios... Isso não quer dizer que ela se importa se nela vão ficar bem, se isso não vai alterar a aparência de forma negativa - se ficou bem em fulana, ficará bem em mim!

E é como eu disse lá em cima, a mulher pode sim fazer o que quiser, ué, eu não estou dentro delas, e eu sei pela minha experiencia que quando não nos aceitamos, nada nem ninguém consegue nos convencer de que nós somos belas, nós existimos, nós temos alguma importância...

Comigo, como já escrevi aqui um zilhão de vezes, mas você que está chegando agora não sabe, eu queria me esconder - queria ser a filha perfeita para minha mãe - tamanha admiração pela mesma! Roupas grandes fariam com que eu andasse escondida, escondida ninguém me notaria, e não chamando a atenção, eu não daria trabalho para a minha mãe, que me consideraria uma santa, e tudo o que eu queria no mundo era o amor dela - porque sempre me senti rejeitada!

Rsrs, e é claro que você quer saber como foi que consegui vencer isso... Como escrevi no artigo anterior, não é de um dia para o outro, e estava falando sobre evolução - mas qualquer processo não se vence de um dia pro outro...

Com 22/23 anos, eu ouvia as colegas de serviço me dizer que eu era linda, para soltar os cabelos, mostrar o corpo, APARECER, porque eu me escondia, e eu detestava, porque eu tinha certeza de que elas faziam para agradar, porque eram pessoas boas que queriam me ajudar... E eu achava tudo isso porque eu me detestava, me sentia inadequada, além de rejeitada, e NÃO ME OLHAVA NO ESPELHO NUNCA!

Mas a vida tem seus métodos... Eu sou da época em que se via mulheres em toda esquina lendo livros espirituais da Zíbia Gasparetto, e eu os amava, lia com fúria... Graças a isso, desempregada, encontrei na Rede TV seu filho, Luíz Gasparetto, no qual olhando pra câmera, e eu senti completamente pra mim, disse: " olha pra você! Tem alguém aí dentro??? Você está onde você se põe, a vida e as pessoas te tratam como você se trata... " entre taaantas outras grandes mensagens, que naquela época foram um choque pra mim - nunca tinha ouvido de ser humano nenhum que eu tinha alguma importância - hoje, há tantas páginas das redes sociais voltadas para este fim que talvez por isso mesmo não cause efeito... 

E aí procurei por ele em tudo o que ele fazia, sites, livros, YouTube, Rádio Mundial, enfim... Overdose de Gasparetto, a quem eu devo meu despertar e um dia pretendo ter a oportunidade de agradecer pessoalmente... 

Começou em 2005 esse processo... Daí, comecei a ver minha mãe como um ser humano, como qualquer outro, capaz inclusive de se enganar, de errar, de ser ignorante, e de exigir o que não podia dar... Comecei a ver a responsabilidade das crenças limitantes que eu carregava em mim, e o quanto aquilo me prejudicava... E mais do que tudo isso, EXPERIMENTEI na vida situações DIVERSAS que me colocaram na parede, que me intimaram, e que foram abridor de águas... 

Eu também tive atitudes para agradar aos homens, além de tentar o amor da minha mãe... Eu também me vi perdida!

Uma coisa a se pensar é: Como uma mulher que é altamente influenciadora, aplaudida em tudo o que faz, inclusive quando modifica a própria natureza para " se melhorar ", vai conseguir escapar dessa teia ardilosa, dessa vaidade??? Sabe o dinossauro do artigo anterior??? Ego/orgulho/vaidade, que são ingredientes de quem vive em função da aprovação do outro... Como uma mulher " de poder " um dia vai despertar que o poder dela só está na mente? Que se precisa alterar qualquer coisa em sua natureza, É PORQUE OBVIAMENTE NÃO SE ACEITA? Se não se aceita, existem razões engessadas e profundas, que precisam ser trabalhadas - o dia que começarem a cortas braços, pernas, tirar um dos olhos e dizer que isso " é o direito da mulher de fazer o que ela quer com a aparência dela ", vai ser mulher se mutilando pra todo lado, em cada esquina!

As fãs, tão iguais as suas ídolas, são incapazes de enxergar que ela admira uma mentira, UMA IMAGEM LITERALMENTE, uma escrava da opinião e aceitação alheia, e nenhuma das duas está preparada para esta conversa... Economizaria dinheiro e pouparia a própria biologia, VIDA, se olhar no espelho e começar a encarar o fato de que seu olho não é igual ao outro, seu nariz é meio torto mesmo, seus lábios atraem tal como são, seus dentes não são para propagandas de dentistas mas estão limpos, e o primordial é isso! 

Aqui fora é o reflexo do universo interior! Uma mulher como a descrita acima, consegue enganar gente como ela - gente enganável, mas eu, desperta, ainda que esteja bem longe de saber sobre " tudo ", olho e percebo uma fraqueza... É firme, pra mim, uma mulher que se aceita como ela é! É admirável, pra mim, uma mulher que banca suas formas, sua gargalhada, seu jeitão de ser, que não faz pose pra macho nem pra essa sociedade hipócrita! Mulheres incríveis, e essas vooooam...

E assim, uma opinião muito pessoal: Essas bocas falsas são beeem falsas! Voltando da Bahia no feriadão de Natal, levei um susto com uma moça no buzão, aqueles que circulam no Congonhas, meu... O cirurgião ainda não alcançou o Cientista que criou o ser humano, ele ainda é BEM falho... Eu estava comentando com minha mãe muito recentemente, não se ve mais mulheres da idade dela, entrando na casa dos 60 anos, COM RUGAS OU MARCAS DE EXPRESSÃO! Rsrs, como assim gente? Vão esticar tudo até que dia? Quaaaaaanto complexo de inferioridade, QUAAAANTA MULHER FRACA, mas isso varreu o mundo como uma peste, qualquer mulher, da mais estúpida a mais instruída, da mais bela a mais não tão bela, foi atingida por essa doença, chamada NÃO ME ACEITO COMO EU SOU ! Pelo amor de Deus, se olha numa foto com 16 anos de idade, aquela carinha redonda e aspecto de bobona, que claro, faz parte da limitação da idade: jura que quer voltar aquela carinha??? 

Ah sim, não se aceitar é o mesmo que = ter baixa auto estima e complexo de inferioridade! A rejeição do próximo tem taaanto peso, que você paga qualquer preço para ser aceita! E a mulher que não gosta de si, nunca vai conseguir ser gostosa... A mulher gostosa é leve, SEGURA, que não corre de um lado para outro, doida, atrás de um feitiço para parecer a princesa da Disney...

Você pode ser inteligente, instruída, doutora sei lá do que, ter uma idade onde já viveu de tuuuudo, experimentou tudo, " macaca velha ", etc, etc, mas se precisa se transformar = Você não sabe nada sobre você, fugiu de você a vida toda!

E ainda que você chegue no ponto como eu no momento - do foda-se a opinião dos outros sobre a minha aparência, eu gosto do que olho no espelho, e me vejo atraente, O TRABALHO É 24 HORAS POR DIA. O tempo todo, PRINCIPALMENTE quando você começa a estar com você, você é tentado por gente que ainda está perdida, como você estava...

Eu falei tanta coisa, desejo tanto ajudar, mas não sei se consegui o que eu queria, o assunto é vasto, complexo, e desses parágrafos, teria de ser um artigo sobre cada um....

O foco é: Se eu preciso alterar o que a natureza fez em mim, é porque eu não me aceito assim, PORQUE FICO ME COMPARANDO e sempre perco! Porque na minha opinião, a fulana de tal é mais bonita do que eu... Ela chama a atenção, eu não... 

E a mensagem para todas é: Enquanto houver conforto em suas atitudes, tudo vai seguir assim, seja lá qual for o caminho... Se você busca alguma ajuda, é porque abriu uma brecha para ela entrar! Se você segue da mesma forma, é porque está tudo bem para você... Se não se incomoda, é porque está tudo bem para você... E não vai adiantar eu te dizer que existe aí dentro uma mulher magnífica com a necessidade de vir a superfície, você não acreditaria, como lá trás eu não acreditei... De que sua luz só brilhará intensamente quando se aceitar e se reconhecer como o ser divino que é... De que você é capaz de tudo! Essa é uma conversa que não interessa a quem não quer enxergar... Seria um caminho mais curto, menos ardiloso, mas que pretensão a minha, demorar 23 anos para acordar, e querer que todas as mulheres se encarem numa boa na frente do espelho...

Mas, provavelmente, voltarei ao assunto em outras oportunidades...

Por enquanto, deixo apenas uma pergunta: Você se aceita completamente??? 


Comentários