TROCAR A BOLHA DE CONFORTO POR MORDOR...



ACHO QUE TODA VEZ QUE ASSISTO ESSE FILME, EU FALO DELE AQUI... NÃO, NÃO É RECOMENDAÇÃO NÃO - É SUA OBRIGAÇÃO ENQUANTO ENCARNADO ASSISTÍ-LO!

É mais para comparar a mensagem do filme com a bolha de conforto em que vivemos, em todas as áreas de nossas vidas, ou em algumas, ou em uma única, mas que não deveríamos...

Então, vou falar à você que conhece a história, seja pelo filme ou pelos livros, que AINDA não li... Olha a vida dessas caras antes de passar pelo que passaram, olha a cabeça que tinham, e olha o depois...

Voltemos ao fim do filme: Quando assisti a primeira vez, ainda morando na casa da mamãe, eu como a maioria só não chamei o Frodo de santo! Sabe? Como assim o Sam foi o super cara da história, e o Frodo é o exaltado???

Mas, os anos passaram, e a vida passou por mim e eu por ela, e enfrentei e ENFRENTO Orcs com frequência, Laraquinas, Sarumans, Saurons, e tudo isso pra chegar à montanha e arremessar o Um Anel no fogo, e claro, baseada em tantas coisas que já coloquei aqui sobre o que vivi nos últimos anos, eu assisti essa trilogia nesse último final de semana, e pensei: Quantas vezes, como o Frodo, fazemos as escolhas erradas??? Porra, era ele quem carregava o fardo, e ninguém olha sob a ótica de que também na vida foi mal julgado, mal interpretado, e era só a gente mesmo que carregava, ninguém se ofereceu para ajudar, ninguém foi o amigo como o Sam, e a montanha de Mordor parece estar sempre longe, cada vez mais longe, e o Anel pesando em nosso pescoço, e é no nosso, mas todo mundo aponta o dedo como se já tivesse passado exatamente pela mesma situação...

Nossa, dessa vez, nessa assistida, eu me vi milhões de vezes, acho que em todos os personagens: Na vida a gente é o Frodo carregando o fardo - mas acreditem: no nosso caso, a gente escolheu carregar, e gente escolhe soltar e mandar pra casa do caralho! Estou falando sobre aquilo que é um fardo, seja um emprego que só te faz passar raiva, seja um relacionamento íntimo abusivo, seja um vizinho folgado filho da puta - não estou colocando aqui, por exemplo, casos em que cabe à você e somente à você cuidar de alguém, de repente um parente, e não há outra alternativa - até porque, se você ama, você serve com prazer, não é um fardo!

Daí, também somos o Sam: Aquele amigo que fala, briga, tenta fazer o outro enxergar que está indo pro buraco, passa raiva, e somos também parceiros, e também temos o nosso lado otimista, o lado que vê sempre uma maneira positiva de encarar as coisas - poderíamos alimentar mais esse lado, não?!

Pippin and Merry: Somos intrometidos, cara de pau, xeretas, e por natureza! O certo mesmo é sermos curiosos, é caçar assunto, é perguntar sobre tudo - mas quando o informante é no nível Gandalf: É possível termos um Gandalf dentro de cada um de nós? Mas é claro, até ele diria que sim: Somos experientes, já conhecemos muitas jornadas, já passamos por muitos caminhos e já enfrentamos muitos monstros! Igualmente, quando nos deixamos envolver pela boa vontade, temos a palavra mais adequada para transmitir, aquela confiança de que tudo dá sempre certo, de que a tempestade vai passar porque afinal, enquanto Gandalf, passamos por tantas e tantas tempestades, e todas, inexoravelmente, passaram!

Boromir e Faramir: Quantas vezes nosso caímos em tentações? Quantas vezes já não tentamos provar nossos potenciais quando aqueles que amávamos, ao invés de nos apoiar, duvidavam de nós?

Légolas and Gimli: Sabe aquela dupla de amigos que são apaixonados um pelo outro, mas que a zuêra dá uma camuflada? Aliás, assim como The Lion King, a melhor parte é quando entra Timão e Pumba, em The Lord Of The Rings, esses amigos são o melhor, dá ânimo de assistir!

ARAGORN: Coloquei até em caps lock porque primeiro: Todo escritor É cada um de seus personagens, afinal, de onde ele tiraria os sentimentos dos mesmos, senão de dentro de si? Tolkien deveria ser o tipo de ser humano onde a conversa faria amanhecer o dia, sem cansar... Aragorn é o homem dos sonhos! DESTEMIDO, VALENTE, CORAJOSO, vai lá e faz, e foda-se, e meu... ONDE TEM MAIS ARAGORN, além dos livros de Tolkien??? Ele não só É como inspira aqueles que passam por ele, não só na trama, mas aqui, por trás da tela, eu me vi em muitas situações em que encorporei Aragorn para " sobreviver ", e deu certo... Se você for colocar outros heróis, de outras histórias, Aragorn não vai sair do primeiro lugar: Batman, que amo mais do que tudo, tem um caráter e uma honra incomparáveis, mas ele também tem muito medo - vocês vão dizer que " ele é humano ", mas Aragorn também tem medo, mas ri dele, como dizia Simba na infância... William Wallace é valente e defende o direito da liberdade de todos, além de seus princípios, mas escorrega algumas vezes, e Aragorn, rsrs, insisto, nem quando Sauron o pronuncia: " Aragorn, Elessar ", ele taca o foda-se, e segue seu propósito maior! 

E aí minha gente, voltando aos quatro hobbits, os caras que viviam uma vidinha pacata e controlável naquele vilarejo, sem sonhas com o que encontrariam além das fronteiras, se um dia as ultrapassasse, de repente enfrentam de tudo! Conhecem outros mundos, outras formas de viver, outras culturas: Além de bater papo com árvores e brigar com aranhas gigantes! Os caras que viviam numa bolha de uma vidinha tão cheia de previsões, tão óbvia, voltam, e sentados à mesa - foto anexo -, eles olham para as pessoas que são agora o que eles eram no passado, e a sensação que fica, e só sabe quem passa, é como eu quando almoço na casa da minha mãe de vez em quando: O meu mundo girou mil vezes, aconteceu o imaginável e o inimaginável, e devo apenas e respeitosamente, guardar minhas experiências e minhas novas formas de enxergar para mim mesma, e falar daquilo que o povo se mantém: É fofoca, é besteira sobre os outros, sobre sexo, enfim - quando o meu irmão estava neste mundo, a conversa ia longe porque ele também não vivia numa bolha de conforto, ele  passou o pão que o diabo amassou aqui no mundo, mas ele viveu coisas boas que ele só podia contar para quem também tinha vivido, ou guardar para si, porque aqueles que vivem em suas bolhas quentinhas não querem ver suas ilusões de mundo caírem por terra com o que já sabemos aqui na realidade...

A vida é extremamente complexa, mas ao mesmo tempo simples, para quem está aberto à CRESCER E APRENDER o tempo inteiro: o Aragorn, mesmo SABENDO que estava certo sobre as estratégias de guerra, respeitava aqueles que pensavam o contrário, porque não adianta lutar para provar que estamos certos, que conhecemos o caminho: O negócio é deixar que cada um viva da maneira que escolheu viver = se são felizes assim, se estão progredindo enquanto seres humanos, enquanto espíritos eternos não sabemos, não somos a divindade para avaliar o TODO, só temos à nós mesmos para nos jogar no mundo e ver no que dá: É isso mesmo! O sentido da vida é expandir nossa alma, mesmo que pra isso ela precise passar pelo fogo de Mordor e pelas tentações do Anel - tenha em mente que essas experiências só nos conseguem provar que somos fortes, e que não sabíamos! 

Tudo sempre esteve ali, disponível para todos, mas será que estamos preparados? Será que nos sentimos merecedores???

Daí eles olham pro bar ao redor, e tudo e todos continuam iguais, menos eles mesmos... ESSA RIQUEZA, só a vida é capaz de nós proporcionar! Tem gente que se contenta em viver vários nadas, mas, nós aqui nascemos para um pouquinho mais...


Comentários