É PARA PENSAR...

 

EU TINHA ASSISTIDO O FLOW (PODCAST) COM LUIZ FELIPE PONDÉ, RECENTEMENTE ASSISTI O INTELIGÊNCIA LTDA, E NO DIA DO PONDÉ NO FLOW DE NOVO, ASSISTI DE NOVO, E ACHO QUE O MONARK FEZ UMA PERGUNTA BEEEEM PERTINENTE, ASSUNTO PRA ARTIGO, DIRECIONADA AO FILÓSOFO, QUANDO O MESMO DIZIA QUE NÃO SE IDENTIFICAVA COM A MEDICINA - QUE PRESTOU POR CINCO ANOS, COMO PELA FILOSOFIA... " PONDÉ, COMO VOCÊ SABIA O QUE VOCÊ GOSTAVA??? "

Parece uma pergunta boba e de criança, mas identificar o que gostamos não é fácil! É claro que não vou dizer a resposta dele aqui, convido vocês a assistir os podcasts que mencionei, pois estão bem proveitosos, e eu sou fã do Pondé, então sou bem suspeita...

Colocando aqui o meeeeu parecer, como se a pergunta fosse para mim, e peço a gentileza de fazer o mesmo com vocês, fica sempre mais fácil dizer do que não gostamos né?! Eu detesto cigarro, então eu sou um radar que sente o cheiro desagradável da fumaça de looonge... Detesto bebida - o cheiro da cerveja; não tenho atração por comida japonesa, ela não tem cheiro, mas gosto do yakissoba... Não gosto de feijão, apesar de apreciar o cheiro que algumas pessoas conseguem deixar nele, e não sinto vontade de comer açaí... Não desejo conhecer Foz do Iguaçu, e apesar de amar cachoeiras, aquele lugar me soa aaaaltamente sem graça! E entre tantas e tantas coisas, o que eu NÃO gosto está basicamente ligado àquilo que não me empolga, nem aos meus sentidos, e até me incomoda, como o cigarro...

LOOOOOGO, fica fácil responder como eu SEI que gosto = Tudo aquilo que me empolga! Você também é assim porque qualquer ser humano é assim: " Mi, tal banda está vindo para o Brasil, bóra? ", e a gente sente uma alegria e satisfação inexplicável no peito, é como se nossa alma expandisse...

Nós, mulheres, quando vemos uma roupa ou sapato que é a nossa cara, na vitrine do shopping, só precisamos da grana, porque todo o nosso astral, a nossa energia está voltada para aquele objeto, a gente nem dorme direito esperando o dia do pagamento ou o cartão virar, tô mentindo?! Rsrs...

Mas, falei das pequenas coisas, e elas não tem limites em nossas mentes porque " são possíveis ", já programamos nossa mente para no liberar a alegria quando podemos tocar naquilo que " é possível ", mas e quanto à faculdade, como o Pondé? A profissão ou emprego que mais nos identificamos, a " pessoa certa " como já escrevi artigos aqui, a possibilidade de comprar um imóvel, mas onde, como??? Por que que para a coisas grandes temos dúvidas, medo? Por que não considerar nelas o mesmo peso que tem o alimento ou sapato??? Porque já programamos que coisas ou decisões " grandes " são: Mais difíceis, o que vão pensar se eu fizer isso ou aquilo, e se não for pra mim? E se eu me arrepender??? E daí vem uma lista de prioridades, e o gostar que deveria ser a única chave para abrir essa porta, fica lá trás, ele não tem espaço, se perde em nós, e por isso a maioria NÃO SABE O QUE REALMENTE GOSTA, o que quer, o que agradaria, o que realizaria...Por isso a pergunta dele foi muito boa!

As pessoas vão seguindo conselhos, " vão pela sombra " como diz o dito popular, e entram numa profissão que não condiz com os anseios da alma; entra numa relação possivelmente tóxica, já que o gostar ficou pra trás e tantos outros fatores foram mais importantes... Compra o carro que não queria, aceita propostas que não agradam, e assim vão vivendo apagados, sem propósito, SEM GOSTO, porque PARA TUDO NA VIDA, principalmente tomada de decisões, deve-se vir aquela empolgação da pizza quentinha e Coca gelada que o cara do iFood tá demorando demais e as lombrigas estão tretando! Se não for com empolgação, com entusiasmo, com GOSTO, COM ALMA, é tudo sem sentido mesmo, e a vida sem sentido não vale à pena...

Cê vai chegar do lado de lá, olhar pra trás e se perguntar " mas o que merda eu fiz comigo e com a minha vida, e em nome de quê e de quens??? " 

A sua alma gosta e tem vocação, ou não gosta e não tem vocação, e PONTO FINAL! Você não pode formatá-la para ficar bem para a sociedade, mas seguí-la, para ficar bem pra você! Veja: Você não precisa chegar ao final da sua vida, num leito de morte, ou mesmo " do lado de lá " pra saber que já abriu mão do seu gostar por causa de gente ou de situações... Você já passou pela experiência de abrir mão disso e daquilo, feriu seu corpo, tirando sua saúde, e tudo isso é alerta que seu próprio Ser te dá de que você precisa voltar-se para Si! 

Essa seria minha humilde resposta ao Monark, rsrs...


Comentários