RECLAMAR, CLAMANDO...

VOCÊS JÁ DEVEM TER OUVIDO FALAR QUE QUANTO MAIS RE-CLAMAMOS, MAIS CLAMAMOS POR AQUILO QUE NÃO ACEITAMOS, MAIS PEDIMOS PARA AQUELA SITUAÇÃO SE REPETIR NA NOSSA VIDA, E MAIS A NOSSA VIDA ANDA PARA TRÁS... 

(Antes de continuar, e aproveitando o ensejo do assunto, quero pedir desculpas mais uma vez, principalmente ao pessoal dos outros países, pelos meus erros de português, dificultando a fluidez da leitura! Fui ler o último artigo, e fico puta porque o Blog só corrige o que ele considera errado, e tinham vários erros... Mas é como eu já disse em outras oportunidades, às vezes o desejo e inspiração para escrever está tão veloz, que meus dedos não conseguem acompanhar a mente...)

Estava lembrando da época em que morei em outra casa, e foi a que fiquei mais tempo, quase três anos, e uma vez ou outra, talvez uma vez na semana, meu vizinho chegava de madrugada do rolê com a mina dele, fazendo bagunça, drogado, bêbado, e aquilo me incomodava demais, tipo, a falta de respeito com quem estava dormindo e precisava acordar cedo para trabalhar... Mas aquilo era uma vez na semana, e olhe lá, e quando a gente acha que a situação não pode ficar pior, existem por aí situações bem piores, e escolher trocar de casa é correr esse risco! Eu não saí de lá por causa desse vizinho, acho que já fazia um ano que eu estava sozinha no quintal... Acontece que apareceu um velho safado pra ficar no lugar dele, e esse velho queria me olhar atrás da porta, e fui falar com a dona, no fim eu é que não prestava e tive que sair de lá... Fiquei sabendo que esse velho deixou de pagar o aluguel pra ela e largou as coisas dele lá, mas... E vocês vejam que só essa situação por si me ensinava que eu vivia " no paraíso " e reclamava por besteiras... Nas casas seguintes passei nervoso no nível hard, e aí você se dá conta de que as situações ruins veeeem para nos deixar claro que quanto mais reclamamos, mais elas crescem...

Da mesma forma, na minha vida profissional, eu estando bem na empresa que mais me remunerou melhor na vida, reclamava com o dono sobre a minha irritação com alguns colegas de trabalho, e que eu estava pensando seriamente em comunicar minha demissão - mal sabia eu, que naquele mesmo dia, o próprio dono faria com que eu nunca mais quisesse pisar naquela empresa, e aquilo que parecia tão chato e que eu não me achava na obrigação de aceitar, ficou tão pequeno que eu poderia ter sobrevivido numa boa...

Saí da empresa, e as necessidades materiais que passei no ano seguinte foram tão tristes que o que o dono me fez ficou pequeno, e que eu poderia ter contornado de forma mais madura e menos emocional...

E o engraçado - para vocês verem que não foi " mera " coincidência, é que a situação residencial e profissional aconteceram na mesma época, foi um tsunami pra mim! E hoje, 2021, olhando pra trás, eu vejo que se eu tivesse encarado de forma tranquila, as vezes que o vizinho enchia o saco, talvez não tivesse atraído um velho safado pra me ensinar que eu tinha sossego, e não sabia... Eu vejo que se eu tivesse estrutura emocional, auto estima elevada, não deixaria acreditar que tinha encontrado um pai num patrão, e que minha decepção com ele doeria mais do que a morte do meu irmão, que foi no mesmo ano... Se eu, além de boa profissional com as mãos, tivesse sido profissional com a mente, não teria me deixado cair nas armadilhas de uma mente masculina e obstinada, e mais, encararia como uma oportunidade de crescimento profissional e pessoal, lá mesmo, sem precisar passar pelo que passei...

MAS... NÃO ESTAVA BOM! Entre 2017 e 2018, eu adquiri pressão alta, e como já escrevi em outro artigo, acho que estou com arritmia - não dá pra averiguar nada agora por causa dessa pandemia... E no fim das contas, minha gente, talvez com o meu depoimento vocês também se recordaram de situações em suas vidas onde vocês só reclamavam e exigiam, e a vida mandou algo bem pior para que vocês entendessem a equação: Reclamar atrai mais e pior, AGRADECER transforma nossas vidas... Se eu tivesse agradecido que tinha uma vizinho que fazia bagunça só de vez em quando, talvez hoje eu moraria num lugar com mais sossego... Se eu tivesse agradecido ao emprego que confiava no meu trabalho, que reconhecia meu profissional, e me remunerava da melhor maneira possível, talvez eu tivesse atraído uma situação profissional bem melhor que aquela mesmo...

Na época em que vivia na casa da minha mãe, e tinha reais motivos para reclamar, tudo o que eu queria era um colchão no chão, e paz... Eu não pensava no tipo de vizinho que eu teria que encarar nem os futuros colegas de trabalho que me irritariam de alguma forma - eu só queria me livrar de um ambiente onde eu não cabia mais... (É engraçado que escrevi isso pensando que, talvez, como eu estava humilde, e agradecida pelo que viesse, fosse o que fosse, as coisas foram caminhando na minha vida e eu mesma me encontrando no caminho... )

O que nos faz sermos pessoas que nunca estamos contentes??? Por que sempre temos que perder para entender que as coisas estavam certas como estavam??? Ou que agradecendo, talvez hoje estivéssemos em situações melhores???

Esse ano está sendo um colegiado na minha vida, e estou conseguindo ver com maior clareza aquilo que antes eu nem me importava, ou que parecia nebuloso... Talvez eu tenha  um troço e morra, porque dizem que ficamos mais lúcidos antes de morrer, e se eu continuar seguindo minha mente, realmente, eu não passo desse ano... MAS, existem coisas melhores e mais disciplinadas para seguir, sem que precisemos adoecer nosso corpo, e isso é o que me conforta...

Vamos tentar, você e eu, DIARIAMENTE, agradecer sinceramente, ou seja, de coração, pelas coisas que vivemos NESTE EXATO INSTANTE! Podemos tentar, é uma proposta, o que acha? Lembrou das coisas ruins na sua vida que você poderia ter evitado se tivesse agradecido??? Encara elas, entra na situação, repara como funcionou sua mente e suas crenças na época, e veja como só cabia à você melhorar tudo - se você teve, sozinho, a capacidade de piorar tudo, você tem a outra polaridade, e o mesmo potencial = ESTÁ EM SUAS MÃOS, VAMOS MUDAR ISSO JÁ!

     

Comentários