SOLIDÃO !



O POVO TEM MANIA DE ME PERGUNTAR: MAS VOCÊ NÃO SE SENTE SOZINHA??? Quando falo que viajei sozinha, ou que moro sozinha, ou que vou ao shopping sozinha, etc, etc...

ESTAR SOZINHO é diferente da solidão! Você está sozinho quando não tem companhias, e vivemos muito bem sem elas, acredite se quiser, faça o teste, te convido! E você é solitário QUANDO NÃO TEM VOCÊ!

Eu conheço gente que tem que estar falando no celular, tem que ouvir a TV alto, tem que ligar o som para ouvir qualquer coisa, o importante é ela se sentir acompanhada, porque morre de medo do eco - ou barulho - que o silêncio traz!

Quem, como eu, se permite curtir a si mesmo, uma vez ou outra acompanhado mas não abre mão de um rolê sem ninguém, já entendeu do que estou falando, porque quem se permite estar sozinho não tem medo do que vai encarar, já encarou, e não é nenhum bicho de sete cabeças - esse desconhecido que tememos nada mais é do que nós mesmos, ou seja, um ser estranho mesmo! ESTRANHO MEEEESMO! 

Quando resolvemos encarar a tal solidão, nos damos conta de que não nos conhecemos, olha que absurdo!

JÁ SE OLHOU NO ESPELHO? NOS OLHOS??? CONSEGUIU??? Pois é, a maioria das pessoas se dão muito bem, de verdade, com os outros, mas fogem de si... Elas não sabem o quê, mas existe qualquer coisa em si mesmo que vai assustar, e elas sabem disso! 

Mas gente, o grande susto é só o impacto da apresentação: Se você vai se aceitar tal como é ou não, é outra história, e talvez a maioria não se encare porque não consegue aceitar a própria aparência, depois as condições de vida material, depois o orgulho que comanda tudo, as falhas, os escorregões, enfim... " Sou uma porcaria! ", e vai lá ligar a TV pra não ter que modificar nada, para não ter que sair da zona do conforto DO RUIM! Isso mesmo, está ruim, mas ao menos é tudo conhecido! O MONSTRO DA LAGOA NEGRA É O DESCONHECIDO! 

As pessoas tem medo de de repente chegar em casa, desoladas com qualquer coisa. sentar e chorar...  Ninguém tá vendo, ela está sozinha, mas assumir que está triste, ou decepcionado, ou indignado, é assumir que " não é perfeito ", que " peca ", quando a verdadeira resposta é que somos humanos, passivos de TODOS os sentimentos, do mais puro ao mais perverso, e fomos CRIADOS assim, culpemos o criador!

Esse povo que tem medo da solidão, portanto já é sozinho porque tem medo de si mesmo e não se tem, NUNCA experimentaram se encarar, profundamente, francamente, de corpo inteiro... E se chorar? E se começar a ver que você não é tão boa pessoa assim? O grande problema é se decepcionar com você mesmo? Vai se achar fraco? Tem medo de chegar à conclusão de que fez papel de palhaço? De que foi enganado? De que está desejando algo que não pode ser seu? De querer tirar a própria vida??? Seja lá qual for o medo na hora de enfrentar, porque não enfrenta pra ver no que dá?! Vai que algumas portas se abrirão depois dessa decisão...

Uns artigos para trás eu escrevi sobre como eu acreditava, na minha adolescência, que eu encontraria minha alma gêmea, e que esse buraco que eu sentia no peito seria preenchido pelo " príncipe ", mas ele foi preenchido por mim! Essa ausência que eu sentia, muito forte, era de mim PARA mim! Era uma mistura de saudade, de busca com sei lá... Era o tempo todo meu espírito me chamando para a realidade de que o que faltava na minha vida era eu comigo! Que barulho você pode vir a ouvir de si mesmo que vai te assustar? 

Como pode saber o que existe atrás do medo se nunca o encarou? Senta no sofá, sozinho, e espera... Sim, vem respostas... O silêncio é cheio de respostas, mas também de perguntas, de badernas e concentrações! Tudo o que há no barulho há no silêncio, com a diferença de que no silêncio você administra o filtro, passa e fica só o que você quiser, enquanto que no barulho, no meio do povo, muitas vezes temos que aguentar presenças ou diálogos que não nos agrada...

A companhia do outro é obviamente agradável! O abraço, o sorriso do outro, a falação, a atenção, a bronca do outro, o ombro do outro, sem dúvida é imprescindível em nossa caminhada... MAS, sem a nossa companhia seremos apenas uma eterna procura, um eterno vazio preenchido pelo som da TV, pelas vozes nas ruas, pelo barulho do trânsito.... 

Às vezes, vou do trabalho pra casa andando, passando por avenidas em horário de pico - mega barulho, e estou tão concentrada em meus próprios pensamentos, planos, que não vejo o caminho... O ambiente não me absorve, e em contrapartida, eu curto tudo, um doguíneo vira lata com carinha de simpático, flores, gente tendo conversas aparentemente interessantes, o povo descontando o ódio da vida na buzina do carro, enfim... Tem dias que nos afogamos ao barulho do mundo, e tem dias que nosso silêncio é a nossa prioridade, é necessário, é questão de sobrevivência!

Eu sou apaixonada pelo silêncio... Eu consigo colocar as coisas em ordem, aqui dentro... Minha cabeça é como o trânsito de São Paulo às 18hs, quase sempre... 

E no silêncio, a gente discerne o que vale à pena, se vale à pena, se for perda de tempo já impõe uma disciplina, e ponto! A cabeça é criação da sociedade, nela está tudo o que aprendemos com o que vem de fora... Aqui dentro, aquiiiiii, onde só existe você, no peito, é algo único, só seu, e que quer você!

Não tenha medo de estar com você, em você, de ser você, e das consequências disso... Confia de que você está em boas mãos, ou você não é bom pra você?!

Confia de que o melhor caminho sempre foi o lado de dentro!


Comentários