" DISCIPLINA " - POR ALEX ZARTHÚ EM " SERENIDADE "...


" TODA REALIZAÇÃO SUPERIOR OBEDECE A UM PLANEJAMENTO. Nenhum trabalho que possa ser útil é fruto do acaso ou da desorganização. A indisciplina e a desordem não realizam progresso. Por mais que se observe movimentação no cotidiano, esse movimento não significa elevação.
É necessário verticalizaras as obras humanas, dando sentido àquilo que se faz.
Muito homens estudam, trabalham, movem-se sobre a superfície do planeta sem iluminar-se por um ideal. Ao fim da experiência física, encontram-se prisioneiros de indefinível angústia. O vazio em que se encontram é aumentado pela sensação de inutilidade. É que passaram pelo mundo ou o mundo passou por eles, e se definiram como robôs que faziam apenas aquilo para o que foram programados.
Foram moldados, construídos pelos cuidados dos pais, pela educação envernizada das escolas públicas ou particulares. Crescem forjados para prosseguirem fazendo exatamente o que fizeram aqueles que os antecederam, ou aqueles que aprenderam a respeitar. Não planejaram a própria vida; não experimentaram viver além das aparências.
Produto da sociedade moderna, passam como sombras humanas, que, para não dizer que nada fizeram, aprenderam a comer, sobreviver e procriar, sem ascender à vida mais ampla da espiritualidade.
O homem matéria deixa-se então levar pelo curso das experiências que o envolvem, submergindo no mar das lutas e dos problemas humanos. O ser debate-se em meio aos entrechoques da civilização, entre os recalques das convenções estabelecidas pela sociedade contemporânea.
Nesse momento de perda da identidade e de dificuldades que se expressam nas experiências humanas malsucedidas, é necessário que o homem retorne para o Si profundo.
A retomada da identidade é de extrema importância para a felicidade. Ouse o homem ser ele mesmo, e não uma cópia imperfeita daquilo que já existe. Desafie o sistema que lhe é imposto e tente ser feliz, ressurgindo das experiências do passado em renovação de vida.
A dedicação a um ideal nobre e elevado é papel de urgência para o ser sentir-se realizado. A busca de novos valores, de uma vida mais digna e de um trabalho útil e consciente liberta o homem do atavismo milenar a que se encontra jungido, escravizado.
O objetivo da vida é muito mais amplo do que realizar cópias malfeitas. É preciso ousar viver, experimentar ser feliz e ser bom.O ideal renova a vida interior e sustenta os estados psicológicos elevados. Dedicar-se a algo em que se acredita, a uma tarefa que representa um ideal de vida elimina muitos males e dá força nova à existência.
todos tem algo importante a fazer. Que se faça a coisa certa, no lugar certo e na hora ideal. A obediência a um planejamento elevado e a uma disciplina é o que determina a natureza superior do nosso trabalho. "


AQUELE CAPÍTULO QUE JÁ DISSE TUDO, SABE???


SERENIDADE - UMA TERAPIA PARA A ALMA, POR ALEX ZARTHÚ, ATRAVÉS DE ROBSON PINHEIRO.

Comentários