TRABALHANDO...

Esses dias, eu estava almoçando na praça de alimentação de um shopping, e observava os vendedores das lojas próximas... Observava também os atendentes dos restaurantes...
É legal ser cliente, e também ter feito parte do " lado de lá ".
Não existe sábado, não existe domingo, não existe feriado prolongado + praia + piscina + resort + nem sítios, nem nada disso!
A vida do trabalhador de shopping é dar satisfação ao patrão, ao cliente, e ao shopping!
Na época em que eu trabalhava no Ibirapuera, e na mesma empresa, no Center Norte, meus amigos me ligavam, e minha mãe dizia que eu não estava, ou quando estava, era dormindo... Hoje é Natal, amanhã shopping... Hoje é carnaval, amanhã shopping... Com febre, com mal estar, com saco cheio...
Pra mim que já trabalhou em algumas empresas na vida, posso dizer com propriedade, que entre elas, nada te sobrecarrega como o shopping!
Já viu gordinhos trabalhando em shopping? Tudo mundo emagrece, porque não tem corpo que aguente o pique!
Ok, se você quer emagrecer é uma boa dica, e mais, você come Mc entre outras porcarias, e não tem efeito algum!
Você ganha bem... VENDEDOR ganha bem, no geral! Mas no shopping, dá pra fazer um estrago!
O que o filho da puta do clinte não sabe, ou porque não lhe foi informado, ou porque ele quer mais que se foda, é que cada vez que ele entra numa loja, o vendedor à posto perde a chance de realmente vender, para um próximo cliente! Vou explicar: Você só quer ver a mercadoria, e tem cinco vendedores na loja... Você entra com a intenção única de ver, até porquê não tem um tostão no bolso... Daí, o vendedor que te atende está com você, enquanto isso o vendedor que estava na sequência atende um cliente que entra e leva tudo da loja... ENTENDEU COMO VOCÊ PODE SER UM MONSTRO NA VIDA DE ALGUÉM POR PURO CAPRICHO??? Ah, mas você queria ver, não é isso? Cê tá mexendo com o salário de alguém!
É claro que tem vendedor filho da puta, e já cansei de entrar em lojas para comprar, com dinheiro, e eles me atenderem de mal jeito, com má vontade... Já aconteceu d'eu comprar mesmo assim, de tanto que eu queria... E já aconteceu d'eu comprar em outra loja, e passar por esse vendedor com o produto que ele julgou que eu não ia comprar... Pirraça pura né, rsrs.
É uma vida difícil, e por mais que se ganhe dinheiro, não compensa todo o desgaste físico, emocional, todo o estresse, principalmente agora, no Natal...
Enquanto eu almoçava, eu olhava para os atendentes e vendedores ao redor, sabendo que eles tem vontade de largar tudo e sair por aí aproveitando o tempo perdido...
Se comparar gente que trabalha em shopping com quem trabalha em escritório, vocês não tenham dúvida que o do escritório ganha mais, muitas vezes pela faculdade no currículo, mas o do shopping trabalha mais... Além de ter que aguentar muitas vezes 14hs em pé, tem cobrança de vendas, e meta pra bater pra pagar o carro, o aluguel, a escola dos filhos... Folga na terça ou quarta feira, mas só dorme...
O atendente de restaurante é o filho da mãe que tem a sorte de comer comida boa todo santo dia, isso esta incluso em seus benefícios...
O que o cliente também não sabe é que por trás daqueles uniformes surrados e daquelas caras de acabados, existe muita gente bonita, de verdade!
Fazer faculdade ou curso enquanto trabalha em shopping é um pouco impossível... 80% da sua vida, da vida geral, não profissional, é ali... O povo do shopping está acostumado a " pegar " o povo do próprio shopping, pois não tem outro lugar pra paquerar...
Você dificilmente tem descontos em outras lojas, se você for de uniforme é mal atendido, nos supermercados dentro dos shoppings, vocês não tem fila preferencial, mesmo que vocês esteja morrendo de pressa, e precisa voltar logo pra loja pra vender, e nos banheiros, se estiver com diarréia num sábado, caga nas calças... É um inferno!
Não é mesmo fácil essa vida, e podia ser um pouco mais respeitada, deveria ter algum sindicado dos lojistas de shopping para correr atrás de benefícios, de assistência...
Se você é jovem, quer dinheiro e experiência na carteira, ali é seu lugar!
Muita gente sonha em trabalhar de segunda a sexta, mas a vida financeira dá um pulo drástico, pra baixo! Todo gerente de loja de shopping, principalmente de empresas boas, já ganha muito mais do que qualquer outro trabalhador de outras empresas... Com seis meses como vendedor, se você não for apenas rato de vendas, mas tiver espírito de equipe, senso de organização, boa vontade, vestir a camisa, você é gerente, e com uns dois anos de casa, compra seu carro zero À VISTA!!! Não tô brincando não, tenta entrar numa loja foda, que você sabe que é uma empresa boa...
Só de fazer um " bico " no final do ano, quinze dias trabalhados você ganha mais do que eu, com décimo terceiro junto, rsrs...
Sim, eu poderia voltar pra essa vida, mas tenho outras escolhas e perspectivas... Meu tempo já foi, e apesar dos pesares, eu aproveitei, à ponto de comprometer minha saúde! CHEGA!!!
Não cuspindo pra cima, nem no prato que comi... Pode ser mesmo que um dia eu precise voltar... Mas, acho que não vou mais dar meus órgãos como já fiz um dia... Nenhuma empresa pode ser mais importante que nossa saúde, nem contribuir para qualquer doença!

Novembro, dia 16.

Comentários