O CAMINHO DE SANTIAGO, NA MINHA VIDA...


(Alguns dias atrás...)
FAZ TEMPO QUE NÃO FALO AQUI SOBRE OS LIVROS QUE ANDO LENDO... Sem grana, eu tenho lido os que já li, há três ou quatro anos atrás, e já falei de alguns deles aqui!
Mas, entrei meu ano astral lendo um livro novo, inédito - pra mim!
Em 2008, assim que lançou, eu comprei " O Mago " de Fernando Morais, a biografia de Paulo Coelho, e pois é, eu mudei de casas, de empregos, de quase tudo na minha vida, e só comecei a lê-lo esse ano!
Como diz o povo Hindu: as coisas acontecem no momento que devem acontecer, nem um minuto a mais, nem a menos, e eu estou começando a acreditar/respeitar isso!
Eu já me diverti com a infância dele, já zuei a adolescência dele, e já senti ranço, como diz a moda, e no momento estou em 1985, e não vou dizer em que parte, vocês que leiam...
Só quero dizer, antes de terminá-lo, que tem sido uma leitura cativante, não sei se porque a narrativa não é cansativa, Fernando Morais é bem " despachado ", e isso ajuda, além do conteúdo, claro...
Mas, como um " zé mané da fronteira " vira um dos autores mais lidos da face da Terra? Pois é nisso que quero chegar, falo em termos de trajetória, não capacidade, pois sou fã de seus livros, mas confesso que quando comecei a ler esse, e descobri que é do signo de Virgem - detesto essa gente, eu fiquei com medo do que vinha por ali... Rsrs, mas, está sendo " mágico ", confesso, e isso tem me prendido!


(Alguns dias depois...)
... Não sei exatamente, mas tenho certeza de que esse livro é uma chave! Toda vez que termino de ler, e tenho que voltar do almoço para continuar o expediente, eu me sinto como se estivesse num sonho... Não é nem um livro de Paulo, mas da trajetória de seu sucesso, e não sei o que eu preciso aprender com essa história, ou entender, ou aceitar, ou passar a recusar, mas ele é uma chave, e não foi à toa que estou lendo ele agora, e não quando comprei, há dez anos atrás...
Assim como situações difíceis que a gente não entende no momento passado, mas um dia entenderá - esse livro é uma chave!


HOJE - 25 DE AGOSTO DE 2018...
Parece que o mês de agosto é do Mr Paulo Coelho mesmo...Eu comprei esse livro (O MAGO - Fernando Morais) em 27.08.2008, conforme datado logo que eu abro, com minha letra, e minha assinatura, e terminei de lê-lo hoje!
Como havia relatado antes, mas agora coloco em detalhes, comprei em 2008, e de lá pra cá li centenas de livros, sem brincadeira, mas nunca havia me sentido encorajada a ler esse...
De dez anos pra cá, minha vida virou do avesso, e esse ano, 11.07.2018, no dia dos meus 36 anos, eu decidi que entraria meu ano astral com um novo livro, e que seria FINALMENTE esse!
No ano passado passei fome, e entre vários livros que vendi para adquirir algum trocado, livros já lidos, esse eu deixava... Parecia ter alguma promessa pra mim, algum propósito, não sei, mas ele eu deixava...
Meu pai tinha - porque morreu - tem o " Krig-ha Bandolo ", e na contra capa tá lá nas músicas o nome do Raul e do Paulo, e talvez esse foi meu primeiro contato com o Mago...
Aí, meu pai faleceu em 1992, e tínhamos uma vizinha meio ET, meio do lado de lá, que emprestou " O Diário de Um Mago " pra minha mãe, que nunca leu, mas ufa, nunca devolveu, e eu que tinha 10 anos na época, fui ler aos 18... Lembro da peregrinação, lembro que tinha rituais, mas não lembro de quase nada! Lembro da minha reação, e adorei o livro! Depois, um amigo da escola - nem lembro se foi assim, emprestou " O Dom Supremo ", " As Valkírias " que pra mim eram sete bruxas...
Em 2014, eu comprei mais de R$ 700,00 em livros, peguei uma Saraiva do shopping fechando para reforma, e me dei bem, e entre eles, eu queria entender porque " O Alquimista " era considerado melhor que " Diário", se o Diário pra mim foi foda, apesar de não lembrar de quase nada...
Eu havia lido, entre esse livros que comprei aí, " Como Eu Era Antes de Você " - Jojo Moyes, e o cara tinha saúde, grana, uma vida " perfeita ", e fica encerrado numa cadeira de rodas, e o tempo que ele passa com a cuidadora é dizendo a ela que ela precisa se permitir uma vida melhor, que ela merece além daquilo que ela vive, ou seja, o personagem acabou me dando um gás para que eu encarasse minha vida assim, que tudo de bom era possível pra mim, e corri atrás, isso foi no final de 2014, 2015 e fui viver um ano perfeito - ao menos até a morte do meu irmão!
Depois, talvez não na sequência, mas já no meu ano - meta - perfeito -, 2015, eu li " O Bendito Alquimista ", e é tão fácil de entender seu sucesso... 
Na biografia, tem uma parte que Fernando Morais destaca a repercussão do livro pelo mundo, e tem um cara que diz exatamente o que pensei quando acabei: Ele devolve nossa esperança, ele nos faz acreditar que podemos realizar nossos sonhos, que nossos sonhos são tangíveis, tá ali na prateleira... Pra mim foi uma sensação de peito preenchido, de " achei o segredo da vida, ou felicidade ", e somou ao gás que o livro da Moyes tinha me causado...

Mas aí eu queria entrar meu novo ano astral com um livro novo, apesar de ser de 2008, que pudesse acrescentar alguma coisa na minha vida, apesar de ser uma biografia, e não o livro do Mago - esqueci de mencionar " O Manual do Guerreiro da Luz ", que li ano passado, hospedada numa pousada em Bragança Paulista, com a minha mãe, e a proprietária totalmente nos papos que a gente gosta...
Comecei a ler a história de Paulo - SIGNO DE VIRGEM, primeira decepção - detesto essa gente de Virgem que dissimula tudo o que sente, finge em tempo integral, e você jamais pode sonhar qual é a Verdade sobre eles - porque nem eles sabem... Mas, beleza, durante a infância e adolescência, eu me diverti com as picaretices, e estava o tempo toda ansiosa com o momento em que o patinho feio e mal na escola seria o monstro mundial da literatura!
Rsrs, quando vi que era de Virgem - pensei: Então Paulo é ruim de cama... Aí capítulos depois, a ex esposa escreve dizendo que ele nunca se preocupou com o prazer dela, eu quase morri - tá vendo?! Eu sabia...
Mas, honestamente, sempre o achei com cara de safado, cínico, e rapariguêro - sem saber de nada hein, apenas lendo seus livros inspiradores...
Daí começa a fase adulta, e eu queria desistir... Continuei pela narrativa estimulante de Fernando, e por saber que existia uma promessa, mas naquela momento, drogas, sexo, rock n' roll - e eu me senti lendo de novo " Eu, Christiane F. 13 anos, drogada e prostituta ", que li inteiro, e odiei inteiro - não há nada de edificante naquele livro, só consegui me sentir mal... Definitivamente, minha última encarnação não foi nos anos 70, e apesar de amar Elvis e os sons do Led Zeppelin, eu definitivamente detesto esse época hiponga onde a humanidade parecia fumar maconha em tempo integral, como beber água - gente, eu amo rock n' roll, mas esse mundo das drogas me soa tão obscuro, tão mórbido, e nunca me atraiu, nem cigarro, nem álcool, e a única coisa que encaro numa boa sobre essa época é o maravilhoso filme " Forrest Gump ", de resto, deixa lá trás mesmo...
Enfim, eu desenrolava as páginas e me perguntava quando Paulo seria o escritor no qual eu sou fã, porque eu não via uma luz no fim do túnel...
Não sei se foi só impressão minha, mas acho que Paulo tinha despeito com Raul, por isso apresentou ao " Certinho " o fantástico mundo das drogas, eu sou canceriana e " certinha " como Raul parecia ser na época em que o próprio Raul via um bom potencial em Paulo, mas Paulo acho que não gostava de saber ser observado/invadido por alguém moralmente superior à ele... Tipo, " que ele implore, que prove a si mesmo que precisa de mim "... 
É foda ter de fazer uma biografia, como ele diz no final, com a tal da carta pro Fernando e se ver um momentos de não aceitação...
Quem de nós consegue se aceitar completamente? Apesar de tentarmos, como eu, tem coisas aqui no meu Blog que não quero desenterrar, não quero reler e ter de encarar... Por vergonha de como eu pensava ou sentia, enfim, são tantos motivos bestas...
Eu imagino que alguma coisa sobre as críticas da mídia brasileira deva ter atingido em cheio alguma ferida, que não está no livro, mas tem gente que nos diz coisas que acabam fuçando o pus de algumas feridas em nós...
Não foi fácil, emocionalmente, realizar o sonho de ser o maior escritor do mundo, e só Paulo sabe interiormente os monstros que teve de encarar e que ainda encara!
Maaaas, a pedra preciosa foi bruta, como eu sempre digo, e seu valor está em como sofreu pancadas para significar uma joia!
PRA MIM, rsrs, eu me vi algumas vezes tendo que voltar do almoço, depois de ler a trajetória de sucesso que é esse livro, e me perguntar o que exatamente eu queria da minha vida, qual era meu sonho, e o que tudo aquilo estava tentando me ensinar...
Um dia eu vou entender, mas hoje eu sei que tudo isso foi um exemplo, foi um ensinamento, foi uma inspiração...
Paulo nunca desistiu do que quis, talvez porque ele sabia exatamente o que queria, e com todos os contratempos que encarou, seguiu sua " lenda pessoal "...
Eu fui tomar banho e fiquei me perguntando, porque Paulo não escreve hoje, depois de tudo o que passou na vida, numa vida inteira, qualquer coisa no nível de O Alquimista, algo puro, que atinja em cheio o que esperamos ouvir de um guru... Alguma coisa que nos tire o cú da cadeira e nos faça querer viver de uma forma que valha à pena...
Se eu morresse hoje, eu vivi uma vida que valeu à pena... Não casei, não tive filhos, não fiz faculdade, não viajei o mundo, não sei dirigir, não escrevi um livro, não plantei uma árvore, não fui amada por um homem vindo sei lá, da puta que pariu, e no fim das contas, eu não tenho do que reclamar: Eu sempre fui eu, inteira, e não me arrependo de ter sido assim! O último ano me provou que eu era rica, que eu respirava, que ficava em pé sobre minhas pernas, que eu tinha o que comer, mas não tinha nada porque não via valor nisso, hoje eu tenho tudo! Eu vivi de corpo inteiro, toda dor, e todas as minhas alegrias! E só assim uma vida vale à pena, e é disso que estou falando - uma história, um conto onde as pessoas se identifiquem e vejam razão para não desistirem... 
Bom, é isso! Eu quero agradecer ao Paulo por passar tudo o que passou na vida e não desistir, e não ter medo dos nãos que ia levar e levou, e pelo exemplo de sucesso!
Gratidão por ter escrito um dos melhores livros que li na vida - nem sei qual é o melhor, li muuuito livro, mas O Alquimista faz parte dos que recomendo sem dó, dos que amo, dos inesquecíveis, dos " acorda pra vida "... Gratidão por cada palavra de Bem, você nasceu com a missão de espalhar a Magia em nossos corações, em nossos sonhos, e passou a vida toda sabendo que tinha essa missão, por isso não desistiu - agora preciso descobrir a minha!


Gratidão!



Comentários