DE TODO O MEU CORAÇÃO...



Dia 22 de junho costumava ser aniversário do meu pai...
Se ele estivesse aqui,faria 52 anos...
Eu pensei nele durante aquela semana toda...
Meu pai era um ser humano muito bom,de grande coração...
Sei disso pelo pouco que pude observar dele,e pelo muito,que me contam até hoje...
Era canceriano,como eu...Cheio de sonhos,sensível,carente,rsrs...
Fiquei pensando no barraco que eu morava,que não era pequeno,e me perguntando como ele conseguiu construir tudo aquilo sozinho?Com que força de vontade?Com quais planos para o futuro com a minha mãe?
Tem uma foto dele,da adolescência,entre as trilhões de fotos dele na casa da minha tia(irmã dele),que corta o meu coração!
Os olhinhos castanhos brilhavam,configurando um menino honesto,cheio de vontade de crescer na vida,e de viver...
É inacreditável as coisas que meu pai passou na infência e adolescência...
Trabalhou desde a infância...
Paquerou minha mãe até conseguir ficar com ela...
E com ela teve à mim,além dos meus irmãos!
Nas festas em casa,ele ficava me chamando pra dançar e eu odiava...
Lembro dele todo feliz quando comprou o vídeo cassete,que naquela época era novidade,quase ninguém tinha...
O vídeo acompanhado de uma sacola de fitas,vários filmes do Bruce Lee!
Meu pai amava gibis:Conan,era o que ele mais tinha.
Foi com ele que comecei a gostar de vampiros,porque passava alguma coisa em preto e branco na TV,e ele assistia,e eu o acompanhava!
O acompanhava também assistindo corridas de Fórmula 1 nas manhãs de domingo...E quando ele ia à padaria Adorei comprar pão foda e salame...
Às vezes ,de domingo,ele pegava várias crianças entre a nossa família e colocava pra dar rolê de moto com ele...
O Snoop,nosso cachorro,era louco por ele,e meu pai quando chegava,antes de pisar em casa,dispensava umas mei-hora com ele no quintal!
Ele ia pra rua com aquela bermuda cinza,as duas mãos entre a cintura e a bunda,e dizia que ia tomar um ar...
Uma vez,eu doente,acordei malzona,pronta pra vomitar,ele tirou a camiseta e arremessou pra que eu vomitasse nela(Acho que pra não sujar a cama)...Depois minha mãe fez um chá de alho pra mim,e eu não queria beber,e ele me disse que se eu não tomasse eu teria que tomar injeção...Aí eu tomei,rs...
Quando eu era menorzinha,ele vivia gritando pra eu sair da frente dele pois estava assistindo TV...Eu achava que ele não gostava de mim por isso!Rsrs...
Ele sabia fazer uma puta salada de frutas,com guaraná Antártica gelado e ficava divino...
Lembro que ele trazia sacões e sacões de cereais,lá do centro da cidade(Ops,daqui,do centro da cidade,onde eu moro hoje...)
Eu lembro que uma vez ele pegou eu e minha irmã mais velha pra sentar e falar da vida,falar dos homens...Eu lembro que a casa estava metade construída e metade barraco,ainda,mas quem disse que eu lembro da conversa?
Ele dizia pra mim que quando eu crescesse,o portão de casa estaria cheio de gaviões...Rs,acho que ainda não cresci!
No meu aniversário de 8 anos,ele me deu a ratazana,que hoje já não está mais comigo,e disse que tinha uma coisa gostosa na cozinha pra mim...Quando olhei o tamanho da caixa,acho que meus olhos brilhavam!
Meus Deus,como um homem de trinta anos cria quatro filhos,sem passar fome,numa favela?Me pergunto o que ele e minha mãe tinham na cabeça...
Mas,sabendo tudo o que ele passou,acho que pra ele era um palácio,o barraco onde ele morava...
Meses antes dele partir,eu pegava na madrugada ele só de cueca,olhando pra nós quatro em suas camas...
Minha mãe disse que nessas horas ele dizia:"É Rosa,você acha que eu não amo os meus filhos,mas eu amo''...
Como eu queria ter tido a oportunidade de conversar com o meu pai...De ouví-lo,de entendê-lo,de ajudá-lo...Com minha mãe e seus quatro filhos ele era bem resolvido...Mas,com a família dele...
Meu pai era revoltado!E acho que ele fez uma família pra se sentir amado,e não se sentir sozinho!
Hoje,talvez eu o entenda,por me sentir como ele...
Quando ele foi embora,eu não senti nada,era como se nada tivesse acontecido...
Quando eu tinha dezoito anos,eu chorei,pela primeira vez,à ausência do meu pai...
Chorei no túmulo dele,pedindo perdão por tê-lo julgado!
E hoje,dez anos depois,estou aqui,me vendo como ele...
Eu sinto muito,que ele não esteja vivo,pra me ouvir,pra me apoiar,pra me dar um abraço de amor...
Eu sei que não posso me apegar à ele como agora,porque não sei em que estado ele está,e eu desejo que ele esteja muito bem!
A vida sabe o que faz,e se ele só ficou 33 anos aqui na Terra,é porque era o tempo dele...
Eu só lamento,que talvez ele tenha partido sem sentir o prazer e a satisfação de viver...Sem se alegrar com o que existia aqui pra ele...
Pai...Espero que não se preocupe comigo...Eu pareço frágil,mas a cada dia que passa eu sou apresentada à uma nova força!E quanto mais sozinha eu sou,mais sou obrigada a ficar ao meu lado...Obrigada por tudo o que fez por mim,enquanto podia fazer...Obrigada por me amar,mesmo sem ser correspondido!Eu adorava a sua assinatura...Eu,admirava sua força,coragem,inteligência,garra,fibra,pra tantas coisas...E eu sinto muito,que eu não tenha uma foto minha com você,no meu mural!Adeus pai,esteja bem onde estiver...Divirta-se!

Comentários

  1. É difícil quando perdemos alguém de tamanha importância e ainda assim nos contemos diante do momento e mais tarde lamentos por não ter dito o que tanto queriamos. Tenho certeza do grande homem que ele foi e principalmente, do grande pai que ele veio sendo. A vida é mesmo muito curta e ele partiu muito cedo, mas deixou aqui, suas sementes! Sei que não posso falar dos seus irmão porque não os conheço, porém, bastaria apenas mencionar você e pronto, já teria vários motivos para dizer o quão adorável és você. De uma presença marcante e respeitável. Pode parecer frágil sim, mas ainda bem que as aparencias enganam, porque vejo em você firmeza acima de tudo! O que eu quero dizer é que sim, as vezes a melhor companhia é estarmos apenas conosco, mas isso não significa que estará sempre sozinha, porque ao menos e não sendo muito, eu estou aqui e continuarei aqui, por tudo que for! A distância é apenas mais um obstáculo presente na vida de muita gente... na minha, na sua, na de nossos amigos,familiares e por isso lamentamos o fato dela existir, porém, o mais importante,
    é saber da existência de pessoas que mesmo distante,tem o poder e a capacidade de nos completar, em cada pedaço que a gente acredita estar vazio.

    Conta comigo... Sempre!

    www.sobre-cafe-cigarros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Hey Ney, cadê esse seu Blog, ainda existe???

    ResponderExcluir
  3. É... Infelizmente, não podemos guardar num cofre as pessoas que amamos... E elas incrivelmente não estão conosco quando mais precisamos!!!

    Obrigada à você Ney, por me acompanhar todos esses anos...

    Beijo na boca!

    ResponderExcluir

Postar um comentário