PERDOAR É SOLTAR... ( TÚNEL DO TEMPO - 28.02.2010 )


Ah gente,eu acho que entendi o "perdão"!
É engraçado isso,mas "todo mundo" nos diz para perdoar,que "perdoar é divino","devemos perdoar os nossos inimigos",não é assim?
Mas,vamos falar a verdade...Não é tão fácil assim...
Você pode até dizer,da boca pra fora,que perdoou,mas de coração,é difícil!
Você se "arrebentou" todo por causa daquela pessoa,ou daquela situaçõa e,de repente,como num passe de mágica,você diz "eu te perdôo",e fica tudo certo?Não somos tão bons assim,nem tão puros assim...Quem dera né?!A questão aqui é que,todos nós,somos infectados por um vírus nocivo,e muitas vezes não temos noção da existência dele em nós!
Seu nome é orgulho!Sim,ele mesmo...
Eu fali,falo,escrevo,escrevo,teclo,teclo,sobre o orgulho mas eu sei que é meio difícil entendê-lo!Eu sei porque demorei anos para entender,e ainda hoje,sabendo do orgulho em mim,é "meio difícil" eliminá-lo...
O orgulho está agindo em nós quando estamos provando algo para os outros...Como assim?Quando estamos tentando provar o quanto somos fortes,por exemplo,ou o quanto ninguém não nos faz de trouxa...Quando queremos provar que não temos medo,que somos capazes,que conhecemos,que entendemos,que já sabemos,que não damos o braço à torcer,que não somos fáceis de enganar,que somos espertos,inteligentes,"antenados",seguros,amados,alegres...Não interessa o quê em si.Mas se você está tentando provar o quanto você é isso ou aquilo,ou o quanto tem disso ou daquilo,enfim,você está se deixando agir pelo orgulho...
Aí,você me pergunta:E qual é o problema disso?
O grande problema do "orgulhoso" é fazer tudo pensando nos outrose esquecendo de si.
O orgulho é o personagem,criado por nós mesmos,educado pela sociedade ao nosso redor,para nos defender!O modo como ele foi criado nem é de tão má fé assim,o problema são as consequências.
Você cresce com a idéia de que a idéia do outro é válida,e não a sua...De que o outro diz é certo,o que o outro pensa ou sente é importante,e ninguém,jamais na sua vida,te disse que você é importante,e que tem que ser a pessoa mais importante na sua vida...Porque não te disseram isso?Porque isso é egoísmo!Eu estou sendo egoísta agora,te incentivando a cuidar de você,e sou egoísta hoje,porque passei a dar importância para mim!
Você crescendo com a idéia de que o outro é sempre melhor que você,você fará tudo para que os outros te considerem,para que gostem de você,para que isso e aquilo...Esses "outros" não são tão distantes como você imagina...São nossos pais,irmãos,filhos,amigos,namorados,maridos,vizinhos,patrões,religião,governo,e por aí vai...
Consequências:Colocando o "outro" sempre em primeiro lugar,você nunca será consultado!Agindo sempre em favor dos outros,estará sempre contra você!Não é ruim fazer coisas boas para os outros,o ruim é esquecer de você!Mas isso já está tão impregnado em sua personalidade,que você considera natural,e nem acha que o que estou dizendo tem sentido!Está tudo "bem" na sua vida?Hum,pior ainda,aí é que você nunca vai desconfiar que sofre da praga chamada orgulho!E não podemos nem culpar nossos pais e criadores,porque todos eles também foram educados e doutrinados à ter orgulho!Não se sinta impotente!Você ainda está aí em você,e se não pode fazer nada para livrar os amores de sua vida do orgulho,você ainda pode fazer por você!
Como?Ué,faça o contrário!Olha pra você,perceba você ,se ouça,se sinta,comunique-se contigo,mantenha diálogo,dê crédito pra você,se consulte,fique com você...Passe a fazer com você o que nunca fez na sua vida...Leve sua pessoa em consideração!Dê conselhos à você mesmo,se apoie,esteja "ao seu lado",como quando você está com seus amigos...Começa assim,e sua alma,com o pouco de espaço que você deu,vai te indicando os caminhos,te mostrando alternativas,te dando as coordenadas...
"O que é que o orgulho tem a ver com o perdão?"
"Quer dizer que quem não perdoa é orgulhoso?"
Sim,sem sombra de dúvida!É certo que perdoar nos "alivia",concorda?Se você ainda não conseguiu perdoar tudo e todos que te deixaram "lá no chão" de alguma forma,uma ou outra coisa você já perdoou,e sabe o quanto nos faz bem,correto?
Então,mas perdoar,não é entender o outro...Muitas vezes você até entende os motivos do outro,o que o levou à tal atitude,e mesmo assim isso não te conforta...
Perdoar,é soltar a pessoa ou a situação do seu orgulho!É libertar,é dizer chega!É sim dar o braço à torcer!
Tipo assim:"Eu perdôo você,porque eu entendo que essa mágoa que me prende à você é só o meu orgulho ferido,que não se conforma de ter sido contrariado.Você não fez o quê,ou como eu queria,eu me revolto,por mimo,e te "aprisiono" na minha raiva,e nesse laço de revolta eu te mantenho!Agora eu te liberto,porque já entendi que te prender é sustentar o meu orgulho!Eu já entendi que "manter você aqui",só pode prejudicar à mim mesmo..."
Deu pra entender gente?Então,perdoar não está em entender o outro,mas a si mesmo!
Quando você entende,e reconhece o seu orgulho na "história",você solta o outro!
E ainda assim,perdoar o outro ainda é mais fácil do que a nós mesmos...
Lembra das "burradas" que já fez consigo e com os outros...E aí você afirma:"Eu não me perdôo por aquilo..."
Claro,é o orgulho que está gritando aí no seu ouvido que você é culpado,é burro,é inconsequentemé incompetente,não faz nada direito,não é bom o suficiente,e que não era pra ter nascido...
Você conhece essas frases,não conhece?
Eu já escrevi aqui,que nossa alma,por ser pura,generosa,e amorosa por índole,jamais vai nos colocar "pra baixo",ela faz exatamente o contrário.
Quem nos coloca pra baixo é o orgulho!
Se você é uma pessoa que vai lá no céu quando te elogiam,cuidado!Porque quando quiserem te colocar pra baixo,vão conseguir te colocar abaixo do chão...Por quê?Porque dá poder aos outros.Porque se é vulnerável ao que os outros te dizem,tudo que vier dos outros vai te "abalar",tanto para o bem,quanto para o mal...
Então,se você é do tipo de pessoa que está sempre preocupado com o que os outros pensam ou dizem ao seu respeito,você está fudido!
Sim,porque você vai no cabelereiro,tingir seu cabelo do loiro mais claro,e seu cabelo sempre foi naturalmente escuro...Uns vai dizer que gostou,outros vai dizer que prefere você morena...A boca dos outros jamais vai se calar,mas e você aí dentro?Vai ficar num impasse,ou vai dizer "foda-se"?
É...Um exemplo bobo,mas quantas coisas você fez,e quantas outras deixou de fazer por causa dos outros?
É o orgulho,senhoras e senhores...

Comentários