BEM VINDOS À CRACOLÂNDIA!


Por muitos motivos principalmente pessoais,eu não gosto da televisão.Assistir à TV durante a infância e adolescência foi nocivo pra mim,porque eu sei o que estou pagando até hoje,por acreditar em tudo o que se dizia na TV.
Antes de morar na Júlio Prestes,eu via a Cracolândia pela TV,e pra dizer a verdade aquilo não era uma coisa,uma imagem que me impressionava...Talvez porque morei na periferia a vida toda,em favela,e drogas e drogados nunca foi novidade pra mim!
Quando eu tinha 18 anos,eu trabalhava aqui na Brigadeiro,e aquelas crianças de rua cheirando um saco de cola me chocava!Era triste ver o quanto eles se deliciavam com aquilo...E eu tinha medo de pegar condução ali,porque eles mexiam com todo mundo!
Minha cabeça mudou muito de lá pra cá,além do meu endereço...
Nos bairros da periferia tem gente "barra pesada" de verdade,tem bandido perigoso...Na verdade,todo mundo é perigoso quando pisa no calo né?Se alguém matar o gato da minha irmã,eu sou capaz de matar!Acho que todo mundo é capaz de matar,principalmente quando tocam naqueles que amamos,ou não é?
Aí,em janeiro de 2011,me mudei do Brás para a Sta Ifigênia(Júlio Prestes,Estação da Luz,enfim).
Eu nem tinha me ligado que a Cracolândia ficava por ali,e olhar aquilo de perto foi assustador!Mais assustador no sentido energético do que a imagem em si.
Eu me senti no Umbral(aquela colônia de baixa frequência,citada por André Luíz em "Nosso Lar").
Uma onda de tristeza,pena,medo,e coisas do gênero,ao olhar aquele povo...Isso,à princípio!O nóia que roubou o meu relõgio desapareceu,acho que deve ter morrido!
As únicas criaturas que não se vê por ali são bebês,até uns cinco anos de idade,porque de resto tem tudo!
Gente que não presta e gente honesta!Gente feia,e muito "disperdício"!Gente inocente e gente pilantra!Eu sei porque além de falar com vários deles,todos os dias eu passava pelo meio deles...
E antes da polícia tirar eles dali,eu,passando pela milésima vez pelo meio deles,me dei conta de que são só e apenas seres humanos!É um caminho errado o deles?Mas,quem não erra?É claro que eles escolheram essa vida,apesar de muitos acharem que foi Deus quem quis assim!
São só pessoas,tentando fazer o que acham que é certo,e erradno,com eles mesmos!
A TV não diaz que a maioria é só morador de rua!A impressão que o Brasil e o mundo tem é de que todos ali são usuários do crack,e isso é uma mentira!
A TV coloca uma conotação de monstros,de bichos,e a realidade não é bem por aí.
Se eu tenho dó deles?Nenhuma!São tão seres humanos quanto eu,tem tanto potencial quanto qualquer um de nós,pra conseguir o que quiserem na vida!
Mas,se por um lado eu não acho certo que peçam dinheiro pra quem trabalha pra ter,e rouba pra comprar a droga que usam,pelo outro,também não acho certo que todo mundo aponte o dedo,como se nunca tivesse escolhido um mal caminho na vida!Que apontem o dedo como se fossem um bando de animais,de canibais,prontos para atacar todo mundo!
Um dia,lá trás,talvez não tanto tempo assim,nós também estávamos "lá embaixo",e se compararmos nós com pessoas mais "elevadas",também nos veremos lá embaixo e assim sucessivamente!
E cada um caminha conforme as pernas que aguentam!Cada qual com sua trilha única,individual!Uns,caminham mais lentamente,porque é assim que funciona seu relógio!Outros,caminham tropeçando,tamanha a pressa,e também é assim que eles seguem com a própria vida!Tudo no seu ritmo,tudo no seu fluxo,inspirados na vontade da própria alma!Respeitando o ritmo do próprio espírito!E cada um,no próprio barco,rema o quanto achar necessário!E pára de remar,quando ecolher parar!

Comentários