" AME-SE " - OSHO... VALE CADA PALAVRA!!!


" “Nós começamos com um dos mais profundos sutras do Gautama o Buda: ‘Ame-se...’
 Exatamente o oposto tem sido ensinado a você por todas as tradições do mundo, todas as civilizações, todas as culturas, todas as igrejas. Elas dizem: “Ame os outros, não ame você mesmo.” E há uma certa estratégia esperta atrás desse ensinamento.
 Amor é o alimento da alma. Exatamente como a comida é para o corpo, assim é o amor para a alma. Sem comida o corpo é fraco, sem amor a alma é fraca. E nenhum governo, nenhuma igreja, nenhum interesse assumido, jamais quis que as pessoas tenham almas fortes, porque uma pessoa com energia espiritual está destinada a ser rebelde.
 O amor faz de você um rebelde, revolucionário. O amor lhe dá asas para voar alto. O amor lhe dá percepção para coisas, tanto que ninguém pode enganá-lo, explorá-lo, oprimi-lo. E os sacerdotes, os padres, pastores, bispos, cardeais e os políticos sobrevivem somente do seu sangue – eles sobrevivem somente pela exploração. Todos os clérigos, pastores, bispos, etc... e todos os políticos são parasitas.
 Para fazê-lo espiritualmente fraco eles acharam um método certeiro, cem por cento garantido, que é ensina-lo a não amar a si mesmo. Se um homem não pode amar a si mesmo ele certamente não pode amar mais ninguém. O ensinamento é muito ladino. Eles dizem “Ame os outros” porque sabem que se não pode amar a si mesmo, você não pode amar os outros. Mas eles continuam dizendo “Ame os outros, ame a humanidade, ame a deus, ame a natureza, ame sua esposa, seu marido, seus filhos, seus pais, mas não ame a si mesmo” – porque amar a si mesmo é egoísmo de acordo com eles.
 Eles condenam o amor-próprio mais que qualquer outra coisa – e eles têm feito seus ensinamentos parecerem muito lógicos. Eles dizem: “Se você amar a si mesmo se tornará um egoísta; se amar a si mesmo, se tornará um narcisista.” Isso não é verdade. Um homem que ama a si mesmo declara que nele não há ego. É amando os outros sem amar a si mesmo, tentando amar os outros que o ego aparece.
 Os missionários, os reformadores sociais, os servidores sociais, têm os maiores egos no mundo – naturalmente, porque se julgam seres humanos superiores. Eles não são comuns: pessoas comuns amam a si mesmas; eles amam os outros, amam ideais maiores, amam a deus. E todo o amor deles é falso, porque todo o amor deles não tem nenhuma raíz.  Um homem que ama a si mesmo dá o primeiro passo para o amor real.”

Osho, The Dhammapada: The Way of the Buddha, Vol. 5, Capítulo #5


Comentários

PRA LER E RELER:

PARQUE NACIONAL DA SERRA DA BOCAINA - SP (CUNHA, ESPECIFICAMENTE...)

CONTEMPLÁRIO - CUNHA, SP

A QUALIDADE DE VIDA QUE VOCÊ MERECE !

DEPRESSÃO: É PRECISO IR NA VERDADEIRA CAUSA!

PONTOS A CONSIDERAR !

" ALMA GÊMEA DE MINHALMA ", POR EMMANUEL

NO WIKIPÉDIA É DIA DO AMOR...

SOMOS ESTRELAS, APESAR DE VOCÊ NÃO ACREDITAR...