DIRETAMENTE DO SERTÃO, DAQUELE PEDAÇO LINDO DI VIVÊ DO BRASIL...


TALVEZ SE EU FALASSE SOMENTE DAS VIAGENS QUE FIZ E FAÇO, ou se colocasse tutoriais de qualquer coisa, ou receitas de diversas iguarias, ou técnicas de sei lá o quê, meu Blog tivesse um bom retorno público, mas eu só falo daquilo que coça - VOCÊ MESMO!
Quem se importa consigo? Meu Blog é a prova real de que todo assunto é interessante, menos cuidar de si mesmo! É lícito exigir dos outros este cuidado, mas não é obrigação fazer por si, assim acha o povo... Um dia, aquilo que te criou te cobrará contas - quer acredite nisso ou não!
Sabe, eu sempre tive um respeito muito grande pelo trabalhador nordestino, mais do que por qualquer outro neste país, pois falo da referência de um povo, uma idéia geral, mesmo que uma ou outra pessoa não faça jus à esse respeito devotado de minha parte, a maioria faz!
Eu admiro muito, porque são muitos deles que bem antes do sol raiar já está ocupando os metrôs e trens de São Paulo, quando tem tanto Paulistano indo dormir, o que pra mim é uma afronta!
Lá na roça, na lavoura, o povo acorda no meio da madrugada para colher o café, a cana, o trigo, entre outros, que chega à nossa mesa prontinho para uso... Esse mesmo povo trabalha de sol à sol, a pele pelo menos trinta anos mais velha que a idade do RG, tamanha exposição, o salário que não representa todo esse trabalho, e tem que se virar pra sustentar uma família! Daí, eles tem uma oportunidade para vir à famosa São Paulo, cheeeeia de promessas, um futuro brilhante, sonhos a realizar... E TEM!!! Trabalham em QUALQUER área, de domingo à domingo, em qualquer horário, se matam de estudar pra conseguir uma faculdade, se formam aqui, prosperam aqui, e provam para si mesmos que apenas estavam escondidos, ou que estavam no lugar errado, MAS NÃO NASCERAM NO LUGAR ERRADO! Graças à educação e vida limitada que teve, acumulou em si a dignidade de quem sonha, de quem tem uma motivação pra buscar, pra querer mais, pra conquistar, e ganhar!
Eu acho tão bonita a garra desse povo, a fé numa vida melhor, a pureza, no sentido de que não apodreceu com a negatividade da cidade grande, ao contrário, encarou tudo!
Eu vejo uma nuvem negra e pesada sobre minha própria cidade, uma nuvem de revolta dos próprios paulistanos! Muitos, mas muitos mesmo acham que a vida não sorriu pra eles, e ao invés de lutar para provar o contrário a si mesmos, se encostam na revolta, vivem do conforto mórbido de uma vida sem perspectivas, dependendo sempre de alguém, quando não de seu Governo, e não melhoram nem a própria vida, nem o próprio Ser! O Paulistano se acha no direito de exigir como se o fato de nascer em São Paulo os fizesse superior à qualquer outro brasileiro... E pensar que essa cidade se tornou o monstro tragável que é hoje graças ao trabalho braçal do povo Nordestino! Cidade de doutores, de gênios e intelectuais, concordo, mas também é a cidade do cara que serve o café às 5hs da manhã na padaria da esquina, é a cidade da moça que atende prontamente o cliente no shopping, do cara que distribui flyer na praça de alimentação, do povo vendendo calça barata no Brás, é a cidade da moça da lotérica que tem que aguentar gente que não lembra a própria senha do cartão, e é a cidade daquele rapaz que vai lá no estoque da loja pegar 20 caixas de calçados pro cliente dizer que esqueceu o cartão em casa... É a cidade do povo gritando na feira, e é a cidade do vizinho que estende à mão pra auxiliar, do pedreiro gente boa que é caprichoso mas cobra mais barato, da Michele que tem um Blog e escreve bem - e é filha de um Alagoano... É a cidade da cozinheira de mão cheia, da costureira que salvou sua festa, da cabeleireira com a mão boa...
E entre a grande lista de trabalhadores nordestinos que minha cidade abriga, eu só quero dizer que essa gente merece um respeito muito além do que podemos imaginar, porque todo trabalhador é mão que constrói, que contribui com a economia do nosso amado país, que faz de São Paulo a terceira maior metrópole da Terra!
Existem pessoas que não merecem respeito, pelo próprio caráter, mas nós devemos, até à esses, o nosso melhor, ao menos como exemplo, como inspiração! Eu aprendi com meu pai e com seu povo, que a vida é luta mesmo, e essa luta nunca acaba, mas ela é o motor que nos mantém funcionando... Não há mal nenhum em ser trabalhador, muito pelo contrário, viemos aqui ao mundo para doar o nosso melhor, e o trabalho não cessa aqui, nem em nenhum lugar! Não nos foi dado o direito de descansar, então bóra trabalhar, bóra movimentar, oxente!

Comentários