domingo, 2 de abril de 2017

ALGUMAS COISAS QUE EU VEJO...


ESSES DIAS, O ÚLTIMO EM QUE TRABALHEI ENTREGANDO PANFLETOS, eu conversava com uma moça que disse estar pra sair do atual emprego, que ia receber seguro desemprego, mas estava preocupada quanto ao aluguel, porque é sozinha, depende só dela, enfim, igual à mim, e disse à ela que confiasse de que tudo ia dar certo, afinal, ela é tão simpática e parece de bem com a vida... Essas preocupações sempre tentam tomar conta de mim toda vez que troco de emprego, é inevitável, eu dependo só de mim, e nada garante o amanhã - a não ser confiar nele! Vai fazer sete anos que saí da casa da minha mãe, eu morei exatamente em sete casas com essa daqui e NUNCA atrasei o aluguel... Ainda depois de sair da minha mãe, eu trabalhei em seis empresas com registro em carteira, e agora terminei meu serviço de panfleteira, que foi a segunda vez que trabalhei assim, e recebendo seguro desemprego...
Estou indo para o meu 13º registro em carteira, às vezes nem eu acredito que tão nova já trabalhei com tanta coisa, fora os bicos - serviços, antes dos 18 anos, entre um e outro... É bom sim trabalhar com registro em carteira, afinal, a Lei está a seu favor, será liberado agora o FGTS inativo que é um benefício do trabalhador, não de vagabundo! Mas, faltando o emprego que te permite direitos trabalhistas, não deixe de trabalhar, seja lá do que for! Você se sente útil, para o seu dia, pra você, e para a sociedade! Sonhamos com determinadas empresas, e cargos e salários que infelizmente não alcançamos em sua maioria, mas enquanto não " chegamos lá ", podemos fazer aqui o nosso melhor!
Todo trabalho é uma troca! Você faz, e é remunerado! Entenda que o patrão não é o bonzão que tá ganhando todas, ele DEPENDE de funcionários para que sua empresa caminhe fluentemente no mercado e ao que o mercado exige, não é alguém que te faz de escravo, ele lhe deve antes de mais nada RESPEITO! Assim como você à ele, afinal, a empresa dele é um empréstimo para que trabalhando você receba dinheiro, além de crescer e evoluir profissionalmente, quando não, pessoalmente...
Não existe opressor e oprimido! O dia que você entender que trabalho não passa de TROCA de serviços, e não escravidão, você vai se respeitar e não admitir abusos! Tem gente que não dirige a palavra ao patrão, porque tem medo, rsrs... Bom, quem já não foi assim?! Apenas comece a ver teu serviço como portas do dinheiro que entra naquela empresa, sim, seu serviço é sagrado, e precisa ser respeitado! Não espere ser reconhecido, faça sua parte POR VOCÊ, pelo bem que nos faz trabalhar e resolver pepinos... A gente vai pra casa com aqueeeele alivio no peito né... E sim, pro patrão você é só um número, absolutamente substituível, por mais que você se reconheça competente, talvez até o melhor funcionário da empresa, se o patrão quiser te substituir, ou se você quiser sair, ele apenas vai arrumar outro para ocupar o seu lugar! Portanto, trabalhe por você, não por quem quer que seja! Dê valor à sua mão de obra, ao profissional que é, às suas capacidades de resolver qualquer coisa...
Eu sempre agi como se a empresa fosse minha, não por estratégia, mas quando eu vejo, já tomei posse como se fosse minha mesmo... Graças à isso, enfrentei bons desafios, cresci em muitos aspectos, e conheci uma profissional que admiro e aconselho à QUALQUER empresa... Graças à me entregar inteira, também me machuquei muito, acreditei em pessoas vis, e consequentemente sofri booooas decepções... Algumas o tempo demora para apagar... Mas, jamais me arrependi de ter sido eu!
Eu conheço gente que prefere ficar desempregado porque não encontrou um emprego em sua área, do que trabalhar de qualquer coisa pelo dinheiro! Preferir ficar desempregado significa encostar em alguém, se dar ao luxo de abusar de algum otário que sustente, porque, quem tem filhos, família, paga aluguel que nem eu, TEM QUE TRABALHAR e ponto final! E aí é que está a grande merda: você se escora em alguém, PÁRA definitivamente, enquanto isso o mundo continua girando sem esperar por você... Preciso dizer mais alguma coisa? Existe um curso na vida à ser seguido, e é ele, bom ou ruim, reto ou tropeçando, que nos leva lá na frente ou nos traz ao que somos hoje! Enquanto o cara dorme até meio dia, aquele que acordou às 3:30hs da manhã pra trabalhar na lavoura já viveu sei lá, dez vezes mais, em experiência, em contato físico, em competência, ele vê o mundo, ele vê a vida, ele bate papo, ele toca o solo, ele entende a terra e o plantio, ele alimenta os filhos com pouco, mas com a dignidade do grande trabalhador!
Se você pegar um cara da minha idade, que trabalha na lavoura, e comparar à mim - mesmo com 12 registros em carteira, de looooonge, ele trabalhou muito mais do que eu... A pele dele já virou uma casca espessa de tanto ser agredido pelo calor escaldante do sol, e sua aparência não é a de um homem de 34 anos, mas o dobro! Ele talvez não saiba ler e escrever, ele não tem carro, ou uma grande casa... Ele nunca colocou um chocolate na boca, mas ele entende tudo do tempo, da terra, das sementes, da fome, da necessidade quando não da miséria, do choro dos filhos, do desespero da esposa, do contar com boas chuvas, enquanto nós muitas vezes reclamamos...
Eu, que sou trabalhadora, que não páro, tenho vergonha de mim, de minhas reclamações, de regalias que tenho enquanto essa gente vive no mesmo país que eu em condições tão precárias, TRABALHANDO MUUUUITO MAIS DO QUE EU!
Vocês sabem que existe a experiência, a técnica, acerca de funções, e que elas não querem dizer nada se o indivíduo trabalha com muito sacrifício, com muita dor no coração porque na verdade queria estar em casa coçando... O que não lhe impede de coçar durante o expediente! Quantos você não conhece que passam o dia inteiro sabotando o serviço? Whats App virou pulmão, e uma vez que o ser respira por ele, esquece... A economia está a merda que está graças também ao monstro em que se transformou as redes sociais e aplicativos de toda sorte, e os diretores de empresas não conseguem ver o óbvio... Não sei se estão preocupados com o próprio rabo, eu vejo todo mundo muito desmotivado, muito broxado!
Em contrapartida, existem aqueles que entendem pouco disso ou daquilo, mas são criaturas úteis na nossa sociedade, e não posso deixar de destacar pela milésima vez o povo nordestino que construiu o que o monstro São Paulo é hoje! É essa gente que se mata em loja de shopping, praça de alimentação, restaurantes, postos de gasolina, pedágios, serviços de limpeza, gari, escolas, hospitais, e a lista é grande... Muitos deles acabam virando vendedor ambulantes, acordando às 4 ou 5hs da manhã pra ganhar a vida, enquanto vergonhosamente, o paulistano tá indo dormir no mesmo horário... É o povo nordestino que se mata de trabalhar de sol a sol para nos trazer café, açúcar, mandioca, frutas e verduras à mesa, lá da terra deles, e na nossa terra é também eles a honra do país! É claro que existem exceções, é claro que em todo o Brasil existe trabalhador, mas ainda tem muito vagabundo dependendo de alguém!
O difícil em tudo isso para nós trabalhadores é conciliar o trabalho com o prazer! Porque, já que não vamos parar, vamos fazer qualquer coisa, certo? Mas, tá fazendo bem pra gente???
Quando não faz, devemos mesmo sair? Olha gente, não façam à mim essas perguntas porque graças às minhas experiências, eu perdi todas as respostas, rsrs...
Eu não acreditava que algum dia eu fosse encontrar prazer em exercer determinada profissão, em determinada empresa, e aconteceu, eu me sentia muito bem, mas trabalhava mais do que ganhava... Depois, ganhava mais, mas não estava satisfeita na empresa, e aí eu não sei te aconselhar quanto à isso... Não sei dizer o que pesa mais, mas, sem dúvida, poder trabalhar em paz, num lugar onde você se sinta bem, e um salário que te permita algo além do sobreviver... Daí, quando descobrir algo que possa preencher esse vácuo trabalhista, se aprimorar ao máximo, se dedicar totalmente, porque, afinal de contas, é por você!
Quando a gente quer, tem jeito... Aliás, tudo tem jeito! E todo trabalho é digno, bem como deve ser respeitado!
Procure seu caminho, confira se está naquilo que seu espírito aspira pro seu desenvolvimento, para seus potenciais... O espírito te diz: É ISSO! Aprenda à ouví-lo!
Jamais duvide de suas capacidades, O MUNDO É SEU, FAÇA DELE SEU LEGO, E MONTE COMO QUISER!

Nenhum comentário:

Postar um comentário