quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

MINUTO DE VIAJANTE EM : COMEÇANDO AS FÉRIAS EM NITERÓI - RJ

(Teatro Municipal de Niterói - RJ)

ENQUANTO COMEÇO A EXPOR MEU PARECER sobre o primeiro dia das minhas férias aqui na varanda do hotel, deitada numa rede de bambu, em frente à piscina, acabo de ouvir um som da Annie Lenox que amo, e não me lembro a última vez que tinha ouvido... Bendita seja essa rádio ao fundo (JB FM) incrementando toda a tranquilidade deste momento, com árvores a balançar ao meu redor, e o som das folhas dos coqueiros dançando com o vento, e o Costão de Itacoatiara como plano de fundo...
(Centro de Exposições)

O primeiro lugar a curtir minhas férias foi o justamente o último a ser decidido, e isso faz uns quinze dias atrás! Depois de ver a Praia de Itacoatiara na web, eu simplesmente me obriguei a pisar neste lugar!
À princípio, procurei por três pousadas, intentava ficar dois dias nesse Paraíso, e torcia para conseguir fechar com a que estou: Itacoatiara Inn Cama & Café!

(Prefeitura de Niterói - RJ)

Tudo certo, passagens compradas, e no último dia 09 de Dezembro, fui assaltada, levaram meu RG, às vésperas de viajar e precisar dele... Pensem num desespero! Estava na Líquido para pagar quando fui procurar minha carteira em vão... Levaram R$ 124,00 em espécie, mas meu RG era muito, mas muito mais caro! Detalhe: O Poupa Tempo não emite o RG no mesmo dia, e caso você seja assaltado muito próximo de viajar, saiba que a ANTT e ANAC são obrigadas a aceitar seu Boletim de Ocorrência, e some à isso sua Carteira de Trabalho - pois é um documento de identificação - e tem que ser atualizada, não pode ter mais de dez anos! Consegui falar com o supervisor do poupa tempo pra ver se de uma semana ele diminuía esse prazo para pelo menos ao Tocantins eu voar numa boa... E CONSEGUI!!!

(Igreja Nossa Senhora da Conceição)

Bom, depois de toda essa raiva e indisposições passadas, chegou o dia de embarcar para o Rio, e tinha visto na previsão do tempo que choveria por aqui, mas não dei muita fé... O motorista da Autoviação 1001 apenas conferiu meu BO, sem olhar minha Carteira de Trabalho...

(Igreja Nossa Senhora da Conceição)

Deu tudo certo, e lá vamos nós!
Eu não consegui dormir no buzão, e só peguei no sono de verdadinha quando o mesmo já estava na capital da Cidade Maravilhosa, com um tempo cinza e chuvoso lá fora, onde mal se via qualquer morro que fosse...

(Igreja Nossa Senhora da Conceição)

O ônibus atravessava a ponte Rio-Niterói, e eu pensava que deveria estar com raiva por minhas férias começar com um tempo péssimo, mas estranhamente eu não estava!
Chegamos em Niterói às 07:00hs da manhã, e tudo o que eu queria era dormir em um colchão velho no chão para morrer de dormir, estava já morta de sono... Entrei na sala Vip da 1001 e a TV passava as consequências das chuvas na Baixada Fluminense... Mais algumas notícias, e a chuva não parava para que eu fizesse alguma coisa da vida, até entrar no hotel - uma hora e meia de distância do centro de Niterói!

(Igreja Nossa Senhora da Conceição)

Meus planos era chegar, guardar minha mochila no guarda-volumes da rodoviária e partir para o Parque da Cidade, em Niterói, que te dá toda a visão do " gigante " dormindo, Morro Dois Irmãos, Pão de Açúcar, Cristo Redentor, enfim...
Mas o tempo estava abençoado demais para as belas fotografias que eu registraria... Fica para uma próxima, não vai dar tempo!

(Igreja Nossa Senhora da Conceição)

O tempo começou a estiar já tinha passado das 09:00hs, e se eu ficasse mais um minuto na cadeira da rodoviária, morreria de dormir! Peguei minhas trouxas, deixei no guarda-volumes e fui caçar o que fazer pela cidade...
A rodoviária parece das cidades do interior de SP, e não de uma movimentada Niterói... Zuada, mas não vim para passar minhas férias lá!

(Igreja Nossa Senhora da Conceição)

Fui procurar o tal falado Mercado São Pedro, achando que me de paria com algo parecido aos mercadões das grandes capitais, BUT, é um mercado de peixe, conhecido assim em Niterói, e não passa de um único corredor relativamente longo com lojas de peixes à esquerda e à direita... Bom para cozinheiros e donas de casa, e como não sei cozinhar, eu me contento com sardinhas em conserva, rsrs...

(Biblioteca Pública de Niterói - RJ, o horário em que tirei essa foto ainda estava fechada, não pude conhecer...)

Segui para o Teatro Municipal, e é um prédio simples, bonito, e esta tendo balé em cartaz... (Acabou a luz aqui, ficamos mais de uma hora batendo papo no escuro...) Não tem visita guiada no teatro, é de um tamanho que não há necessidade...
Primeira coisa que ouvi pelas lojas de Niterói: BEYONCÉ, rsrs!!! Uma coisa muito peculiar da cidade e que jamais vi em qualquer outro lugar: Um supermercado exatamente do lado de um supermercado, que fica do lado de um supermercado... Loja de doces, do lado de uma loja de doces, que é do lado de uma loja de doces... De verdade, pra quem repara é cômico!

(Praça da República - Niterói, RJ)

Bom, daí fui desvendar o centro velho, a Catedral da Nossa Senhora da Conceição que é linda, e apesar de precisar de uma reforma, não deixa de ser notável...
O centro comercial é cheio de lojas e shoppings muito próximos um do outro, e enquanto comércio, é como SP ou a capital do próprio Rio - Tradução: Nada que você DEVA conhecer! O centro histórico sim, de resto, os restaurantes self-service emanam cheiros divinos, rsrs...

(Câmara Municipal de Niterói - RJ)

Voltei para a rodoviária, peguei minhas coisas e o caminho da roça para vir pra cá - R$ 3,00 é o que você paga para manter seu volume por 8hs na rodoviária!
Para a Praia de Itacoatiara, o ônibus é o 38- Itaipu, e você pede para descer no posto policial de Itacoatiara, que fica há umas seis quadras da praia...
Eu, como estou hospedada perto do posto, também estou próxima à praia...

(Palácio da Justiça)

A pousada é uma delícia, meu quarto é quase um chalé, e na hora em que cheguei, o tempo estava fazendo uma forcinha para abrir um Sol sorrindo... Fui no supermercado para me abastecer para as duas diárias e voltando, achei que fosse tomar banho e dormir! Achei, mas meu plano inicial era passar a manhã no Parque da Cidade, que não deu certo, e a tarde andar de bicicleta, que deu super certo, rsrs! Uns vinte anos sem andar de bicicleta, e não esqueci!
Andei pelas ruas aqui de dentro, e quando vi já estava na orla da magnífica Praia de Itacoatiara, feliz em cima de uma bicicleta, e livre, só de olhar meu anjo azul!

(Delegacia de Polícia no Centro Velho de Niterói - RJ)

E pela primeira vez na vida, eu sentei na areia, de short e blusinha, sem bloqueador solar, sem celular ou relógio, sem câmera fotográfica, sem pressa de bate e volta, e me permiti enamorar a imensidão de água salgada que me fascina e jamais cansa... Deixei a bicicleta do hotel encostada encostada na árvore, sentei na areia e tirei o tênis e meias, e ali eu estava em mim... E o mar, não contente em me ver na areia, me chama, e eu, como sua vassala, obedeço prontamente, e molhava meus pés e pernas naquele bendito batismo... Eu finalmente estava na bela praia das fotos! O tempo quase todo fechado, e a praia é um espetáculo!
P.S: Enquanto eu estava sentada apreciando a pintura do Universo, pelo meu reflexo vi algo se mexendo no mato, pensei numa cobra, e quando vi era uma lagarto grande, preto e branco, seu tronco e cabeça juntos em média uns 50cm, fora o rabo...
Atravessou na minha frente, mostrando a linguinha vermelha, no seu ritmo lento-natural, e entrou pelos cactos e se foi... Ninguém na praia viu, minha câmera estava no hotel, e eu com ódio de não registrar o mini crocodilo passando de boa... FOI SENSACIONAL!!! A moça na praia falou que é normal ver eles passando...
Peguei a bike, voltei pro hotel, fui tomar banho e morri... Isso era umas 16hs, acordei às 20hs, e desci pra escrever e ouvir essa rádio JB que tá com um repertório excelente...
A temperatura caiu, deve ter passado da meia-noite, meus pés estão gelados, os galhos das árvores balançando muito... Vou pro quarto, e esperar uma quinta com tempo maravilhoso!



14 de Dezembro de 2016 - 23: 30hs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário