" MASCULINO E FEMININO : UNIÃO SEM FUSÃO "


" Há um bom número de indivíduos que adotam uma forma toda especial e peculiar de agir, ver a vida e vivenciar experiências saudáveis. São alegres, amigos, participativos e envolventes. Todavia, ao depararem com o que consideram sua ' alma gêmea ' e se enamorarem dela, modificam o comportamento de maneira sensível. A partir de então, tem-se a impressão de que as duas personalidades se fundiram, e como consequência, perderam a individualidade. Rapidamente se afastam do círculo de amigos e não mais se envolvem com qualquer coisa sem que o parceiro das emoções esteja necessariamente associado.
Tal atitude é bastante comum no comportamento humano. Mas, pelo amor de Deus, é necessário fundir-se ao outro? Será que não é possível permanecer amando sem abandonar que você é?
Em geral, indivíduos assim, após se entregarem à fusão intensa de personalidades, passam por um período de esfriamento das emoções. Quando o relacionamento passa, chegam à conclusão de que perderam tempo, experiências e amigos; todos, elementos bastante preciosos. Percebem que não havia necessidade de mergulhar de tal forma no universo alheio, abandonando a vida que levavam até então. Mas, ao caírem em si, dão-se conta de que já é tarde - agora, o trabalho é reconquistar os tesouros perdidos.
Seres que se esgotam não tem necessidade de se fundirem um ao outro. Cada qual pode e deve continuar com seus amigos, suas preferências e seu lazer, sem com isso abdicar das coisas boas experimentadas em conjunto.
Meu Deus, como somos imaturos para o amor! Como somos despreparados para a vida a dois!
Durante o período de envolvimento ou de romance, podam-se gostos e amizades. Abdica-se da frequência àquele local agradável ou daquele lazer costumeiro, tão apreciados, e os parceiros passam a se comportar como fantasmas um do outro. São perseguidos por uma espécie de cobrança de exclusividade, estabelecida por eles mesmos. Nasce o desejo de que o outro lhe dedique totalmente as emoções e os sentimentos, como um monopólio. Não tardam as decepções e a descoberta da insatisfação.
Antes considerado como um relacionamento entre almas gêmeas, este acaba por se transformar em um belo par de algemas, que mantem prisioneiros a mente e o coração de ambos. Quando passam as expressões do emocional, que se encontrava sem o devido tempero da razão, as duas partes encontram-se perdidas, enfrentando sérias dificuldades em fazer novos amigos ou mesmo reconquistar os antigos.
Masculino e feminino são manifestação do ser imortal e, embora ambos os aspectos devam estar unidos em diversas situações da vida, não devem estar fundidos. Fusão de emoções e gostos não constitui o amor; é sinônimo de dominação e fragilidade, de desequilíbrio emocional e posse, nada mais. Tenha cautela e fique atento à ânsia de fugir de si mesmo e dos próprios desafios íntimos, que estão na gênese de processos assim. Na primeira oportunidade, o ser atira-se de corpo e alma na direção ao mundo do outro, em busca da ilusão. É como se viver a realidade alheia pudesse isentar alguém das lutas que são individuais.
Pessoas que se amam ou que se unem por uma afinidade qualquer podem permanecer desfrutando daquilo de que lhes dá satisfação. Devem ter seus momentos particulares, em que seja possível vivenciar os próprios gostos, extravasar sentimentos e fantasias sem a presença física do seu parceiro de suas emoções. Todos precisamos, num momento ou noutro, de ter um tempo só para nós, um espaço próprio para nos movimentarmos e uma ocasião em que nos encontremos com nós mesmos. União sem fusão é uma idéia que precisa ser compreendida em caráter de urgência, antes que surjam a insatisfação e o tédio e que ocorra o abandono.
Repetidas vezes se diz: Eu te amo. Banaliza-se tanto o amor que ele é confundido com posse, sexo, sensações e emoções passionais. Aprenda a amar de verdade, se querer possuir, dominar ou controlar a vida de seu companheiro. Dê um tempo para que você e o outro possam respirar. A presença incessante de alguém perto de nós sufoca-nos, tira-nos o ar e suga-nos as energias e a vitalidade. A fusão aos poucos se traduz em esgotamento das forças da alma. Dê imediatamente um basta nesse método de vampirização de quem você ama ou diz amar.
Ame, enfim, mas libere o outro e também liberte-se da dependência do outro, seja ela emocional, sexual ou mental. Entretanto, ao incentivá-lo a manter sua privacidade e individualidade, bem como a buscar sua independência sexual e afetiva, não me refiro à promiscuidade e à libertinagem. Amar verdadeiramente é uma forma de alcançar a qualidade de vida que todos almejamos.
Pare, portanto, meu filho, com essa de querer ser o melhor para o outro, o único escolhido por ele para sua felicidade, e não pretenda ser o mais bacana e a mais simpática das criaturas. Desista de controlar as emoções alheias e aprenda a viver de forma emocionalmente saudável. Viva com qualidade e compartilhe a felicidade com alguém; todavia, não baseie sua satisfação nas emoções alheias nem procure fazer com que seus sentimentos sejam a base da felicidade do outro. Seja livre! Do contrário, você pode se decepcionar logo na próxima curva da vida. "

OS DOIS LADOS DO ESPELHO - ROBSON PINHEIRO, PELO ESPÍRITO DE SUA MÃE, EVERILDA BATISTA.

OBS: Só acho...

Comentários

  1. Hummm, vi a sinopse!
    É bom este livro?
    Quais assuntos ele mais explora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está na minha lista de livros peferidos e é um dos poucos que li mais de uma vez.

      Embora seja ficção ele tenta abordar o descobrimento do eu interior.

      Excluir
    2. Ah, Rany, sem dúvida, vai pra minha lista!
      Obrigada pela dica!

      Excluir

Postar um comentário