ATÉ QUE PONTO O POBRE É POBRE MESMO?





Tem lá no livro "Faça Dar Certo" do Gaspa:"Nós podemos rapidamente definir uma pessoa rica como aquela que tem posses materiais e vive bem;a pobre vive uma experiência oposta.E isso não é mentira,não.Mas existe algo além dessa definição corriqueira.Eu diria que o pobre é pobre mesmo porque pensa pobre.Seu universo mental é pobre,mesquinho.As qualidades de seus pensamentos são pobres.Pobre na generosidade,no amor,no afeto,na confiança e na força.Acreditam na carência e na limitação.Subestimam-se,não tem consciência de seu próprio valor,de seus dons e talentos.Pobre é,também,pobre de espírito,pois nega-se como parte do Poder Universal e não enxerga como oportunidades as situações que a vida lhe apresenta.Ser pobre é não enxergar o próprio valor,é não usar o próprio potencial,é não aproveitar as oportunidades na vida para desenvolver os talentos pessoais."
Lendo isso,junto com minha experiência de vida,eu só posso chegar a uma conclusão:O pobre é pobre porque quer,e não tem vontade de melhorar de vida!
Antes que alguém pense:"Mas como você pode julgar sem saber?",eu quero dizer que eu moro numa favela,desde que nasci,e tenho pra mim que o pobre é pobre pelas perspectivas de vida(ou falta delas),e não pela condição financeira em si.
Qual é a preocupação do homem pobre?Trabalhar a semana toda,louco pra chegar logo o final de semana pra ele se "acabar" na cachaça,ouvir aqueles forrós com letras de uma qualidade que prefiro não comentar,olhar a bunda da mulher do vizinho,e torcer pelo "timão".
Qual é a preocupação da mulher pobre?Fofocar e invejar a a vida da vizinha,que tá na bosta tanto quanto ela,"correr" pra fazer a janta pro maridão,que chifra ela pra caralho;descontar nos filhos toda a revolta de seu casamento.
Qual é a preocupação do adolescente pobre?Os meninos,é qual o tamanho da "carreirinha" de "farinha" que ele vai cheirar hoje e ficar o dia todo na rua preocupado com os "hômi" (polícia).As meninas,é engravidar o mais cedo possível,pra montar seu castelinho em cima do barraco da mãe,e acabar de vez com a sua vida.
Qual é a preocupação da criança pobre?A criança já quer viver vida de adulto,vícios de adulto,assim como fumar maconha na rua,como eu já vi...
Qual é a perspectiva de vida dessas pessoas?Eu não sei,já parei pra perguntar para eles mesmos,e a maioria parece estar feliz como está.
Uma minoria,no qual faço parte,bem menor mesmo,faz planos para mudar de vida,pensa de forma diferente,sabe que precisa mudar a si mesmo.
Eu tenho consciência de que se ainda estou aqui,ainda penso e/ou acredito na pobreza,em alguma coisa relacionada a ela.
Entendo hoje que eu sou 100% responsável por mim,e por isso,não responsabilizo o governo pela moradia,nem os traficantes,pelos drogados,nem os bares,pelos alcoólotras ,nem falta de informação como responsável pela reproduçãoi de crianças...
Temos muita informação.Só acho que o pobre é pobre porque não conheceu a riqueza e não pode desejar aquilo que ele não conhece.Nem no mundão lá fora,nem em seu mundo interno.
Eu tenho consciência de nossas capacidades,mas quando tento fazê-los enxergar,eles não acreditam!
"O sucesso não é social,mas individual",e agora consciente disso,eu sei que eu vou prosperar e que,mesmo que eu queira que todos aqui prosperem como eu,eu não posso arrastá-los comigo.
Mas,agora eu confio na vida,e eu sei que eles também vão chegar lá!
O pobre,jamais vai deixar de ser pobre,enquanto pensar e acreditar como pobre!

Comentários